Geoambientes e fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do córrego São Silvestre, Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0014

Palavras-chave:

Unidades geoambientais, Erosão dos solos, Indicador ambiental

Resumo

Geoambientes são compartimentos geográficos cuja extensão territorial apresenta homogeneidade com relação a determinados fatores ambientais de interesse e, associados ao uso de indicadores, podem auxiliar na gestão eficaz de uma bacia hidrográfica. Assim, o objetivo do trabalho foi caracterizar e mapear as unidades geoambientais da bacia hidrográfica do córrego São Silvestre/MG e avaliar a fragilidade ambiental potencial da bacia. Para a identificação dos geoambientes foram elaborados mapas de geologia, pedologia e geomorfologia, cuja interseção permitiu a compartimentação de unidades geoambientais homogêneas. Para a definição do grau de fragilidade potencial foram avaliadas as condições pedológicas, de declividade e de erosividade da chuva na área da bacia, que permitiram avaliar a fragilidade natural da bacia à perda de solo por erosão. A compartimentação em geoambientes permitiu identificar cinco unidades geoambientais, que apresentam características geológicas e pedo-geomorfológicas similares. O grau de fragilidade potencial foi considerado baixo e médio na bacia, com predominância da classe média (mais de 70% dos geoambientes). Ressalta-se que o indicador fragilidade potencial baixa a média representa menores chances de perda de solo por erosão de forma natural, o que reduz os riscos de carreamento e deposição de sedimentos e as respectivas alterações na qualidade e quantidade de água na bacia. Para manter a fragilidade baixa e melhorar a fragilidade média recomenda-se o manejo adequado do solo, o emprego de práticas de conservação de solo e água e o uso e ocupação do solo de forma ambientalmente sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Belotti, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Geografia, ênfase em Geoquímica e Poluição de Solos (UFMG, 2011); Mestre em Geografia, ênfase em Erosão, Manejo e Conservação de Solos (UFMG, 2005) e Bacharel em Geografia (UFMG, 2002). Atualmente é professora classe Associado I da Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira, na área de Ciência do Solo, lecionando as disciplinas Geologia e Pedologia, Manejo e Conservação do Solo, Recuperação de Áreas Degradadas (Mestrado PROFÁGUA) e Geomorfologia e Análise Ambiental (optativa). Coordenadora do Laboratório de Solos do Campus Itabira. Possui experiência didática e técnica em Pedologia e Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Classificação de Solos, Poluição de Solos, Manejo e Conservação de Solos, Geoquímica Ambiental, Metais Pesados, Mineralogia, Aproveitamento de Rejeitos de Mineração e Resíduos Urbanos, Diagnóstico Ambiental do Meio Físico, Licenciamento Ambiental, Avaliação e Mitigação de Impactos Ambientais.

Bruno Augusto de Rezende, Universidade Federal de Itajubá

Sou engenheiro sanitarista e ambiental com cinco anos e meio de experiência em saneamento básico, meio ambiente, recursos hídricos e licitações na área de engenharia. Dentre as experiências mais relevantes em minha trajetória estão a elaboração de 80 planos municipais de saneamento básico, atuação em projetos de esgotamento sanitário, resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas e docência no ensino superior. Em todos estes projetos auxiliei ou gerenciei diretamente as equipes de trabalho. Além disso, desde que concluí a graduação, tenho atuado na identificação, leitura e organização de documentos para a participação em processos licitatórios, incluindo a elaboração de propostas técnicas, comerciais e apoio técnico na estruturação de recursos. Sou especialista em gestão de projetos, gestão da inovação corporativa e mestre em gestão e regulação de recursos hídricos e estou estudando gestão de negócios com foco em competências comportamentais. Sou apaixonado por trabalhar com gestão e meio ambiente e a capacidade de liderar, organizar e motivar são pontos fortes no meu perfil. Tenho uma boa escrita técnica e a habilidade de correlacionar informações, analisá-las criticamente e isso me permite elaborar relatórios e estudos técnicos de qualidade. Contatos: (33) 9.8707.9415 rezende.amb@gmail.com Conhecimentos: Gestão, Meio Ambiente, Saneamento Básico, Recursos Hídricos, Gestão de Projetos, Inovação, Criatividade, Competências Comportamentais, Esgotamento Sanitário, Abastecimento de Água, Resíduos Sólidos, Estudos Técnicos, Relatórios Técnicos, Licitações, Resolução de Problemas, Docência.

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)