Práticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior: pesquisa bibliográfica internacional - 2012 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0031Palavras-chave:
Práticas Sustentáveis, Instituições de Ensino Superior, Estudo BibliométricoResumo
Em um contexto onde cada vez mais a preocupação com o meio ambiente deve permear as diferentes áreas de nossa sociedade, as Instituições de Ensino Superior também são chamadas a desempenharem seus papéis no ensino, pesquisa, extensão e operações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no seu campus, na região onde está inserida e a nível global. A partir desta perspectiva, este artigo teve como objetivo analisar a produção bibliográfica internacional das práticas de sustentabilidade executadas pelas universidades, buscando compreender as características das publicações sobre o tema. A metodologia utilizada foi a exploratória-descritiva, a partir da realização de um estudo bibliométrico empregando a base de dados da Web of Science no período de 2012 a 2021 com as palavras chave “sustainability practices” AND “higher education institutions”. Após etapa de filtragem foram encontrados 242 artigos. Para análise dos resultados utilizou-se a ferramenta Clarivate Analytics, disponível na própria base de dados, buscando conhecer as áreas de pesquisa, idiomas, países, periódicos, autores e anos de publicação com maiores publicações a respeito do assunto abordado. Além desses critérios, identificou-se o Fator H (H-index) do resultado apresentado na pesquisa igual a 28, representando as publicações de maior impacto. Os anos de 2019 e 2020 foram os recordistas de publicações e as revistas Journal of Cleaner Production e International Journal of Sustainability in Higher Education aquelas com mais artigos. A publicação com maior número de citações foi “Beyond the third mission: Exploring the emerging university function of co-creation for sustainability” pelos autores Trencher et al. (2014).
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