Planejamento experimental fatorial para otimização da produção de composto orgânico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0021

Palavras-chave:

Reciclagem, Composto orgânico, Planejamento experimental fatorial

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo determinar a configuração ótima para implementar a reciclagem orgânica analisando o composto que foi produzido no Laboratório de Tecnologias Agroambientais UFCG – CAMPUS I. Foi utilizada a metodologia baseada pelo IPT (2000), realizando-se adaptações conforme as condições climatológicas da localidade, onde foram montadas leiras revolvidas, também conhecido como sistema Windrow, a pilha de resíduos (leira) é montada sobre o solo (compactado ou impermeabilizado). Para analisá-lo de forma quantitativa foram utilizados os seguintes tratamentos: inoculante à base de esterco bovino, nas proporções de 10, 20 e 30%, e também o efeito do reviramento que foi realizado a cada 7, 11 e 15 dias. No entanto para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizado planejamento experimental fatorial 2k composto central, estudando o efeito do tempo de reviramento e do inoculante na quantidade de material decomposto. Foram montadas oito (8) leiras com dimensões de 1,5 m de largura por 2 m de comprimento e 1m de altura, com o formato de um telhado com quatro águas, o experimento teve uma duração de 120 dias. Os resultados obtidos mostram a eficácia do uso do planejamento experimental fatorial composto central na formação do composto orgânico, analisando as variáveis quantidade de inoculante e reviramento, obtendo o melhor desempenho ou rendimento com a variável inoculante no seu nível máximo (32,4 kg) e reviramento no seu nível mínimo (7dias).

Palavras-chave: Reciclagem; Composto orgânico; Planejamento experimental fatorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberlando Gomes da Silva, Faculdade Cidade Verde

Possui graduação em TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA pelo INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNÓLOGIA DA PARAIBA (2014). Possui curso de Pós-Graduação em GESTÃO AMBIENTAL, em nível de Especialização, com 420 horas, pela FACULDADE CIDADE VERDE (2019).

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutorado em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob a supervisão do professor Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer, trabalhando com os temas: políticas públicas, empreendedorismo e sustentabilidade. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010) na Área: Sociedade e Recursos Naturais e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Competitividade. Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Professora Associada Nível II da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Organizadora do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC (Grupo de Estudo em Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade). Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Ex-Coordenadora Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS).

Luiza Eugenia da Mota Rocha Cirne, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e mestrado em Engenharia Agricola pela Universidade Federal da Paraíba (1992). Doutorado em Recursos Naturais na área de gestão de recursos naturais na Universidade Federal de Campina Grande-PB (2010) e Especialização em Direção de Serviços e Empresas Publicas Municipais em Granada-Espanha (2011). Professora da Universidade Federal de Campina Grande-PB , da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, lecionando na graduação e pós garduação: Tratamento de Resíduos I, Introdução a Engenharia Agrícola, Projeto de Engenharia Agrícola I, Projeto de Engenharia Agrícola II e Tratamentos de resíduos Agroindustriais. Coordena o programa de pesquisa e extensão: PROGRAMA MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO AMBIENTAL, INSTRUMENTOS PRÁTICOS E TEÓRICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Com os seguintes projetos:1- Coleta e caracterização dos resíduos sólidos gerados na UFCG - Campus I;2- Recuperação física de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos e inclusão digital de comunidades do entorno; e 3- Implantação da Coleta Seletiva no Hospital Universitário Alcides Carneiro;4- Compostagem e Vermicompostagem: Propostas de reciclagem para os resíduos orgânicos gerados na UFCG-Campus I; 5- Implantação de Compostagem e Horta Escolar na EMEF Bentonit União - Boa Vista/PB;6 - Implantação da Coleta Seletiva em condomínios residenciais no município de Campina Grande-PB;7- Implantação da Coleta Seletiva nas Empresas Privadas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão Integrada de Resíduos ? GPRS/CNPq. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação ambiental, compostagem, vermicompostagem, mobilização social em saneamento ambiental, desenvolvimento de produtos com reaproveitamento de resíduos sólidos, geração de renda, logística reversa, implantação da coleta seletiva em escolas, empresas publicas e privadas, condomínios e atua como apoio técnico para cooperativas de catadores no estado da PB. Coordenadora do Laboratório e da Área de Tecnologia Agro ambiental Coordenadora da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFCG, Membro e apoio técnico da Rede Lixo e Cidadania/Paraíba, Membro Titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Membro Titular da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado da Paraíba e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola.Membro da Rede Ibero-americana de Investigação de Engenharia e Saneamento Ambiental-REDISA. Apoio Técnico da Rede de Catadores e Comercialização de Materiais Recicláveis CATA-PB.Coordenadora do Curso de Extensão Escolas Sustentáveis e Com Vida UFCG/MEC/SECADI. Membro do Observatório Nacional da Politica Nacional de Resíduos Sólidos-OPNRS.Coordenadora do 8 Simpósio sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades.Professora colaboradora da Pós Graduação de Engenharia Agrícola. 

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente