Práticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior: pesquisa bibliográfica internacional - 2012 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0031

Palavras-chave:

Práticas Sustentáveis, Instituições de Ensino Superior, Estudo Bibliométrico

Resumo

Em um contexto onde cada vez mais a preocupação com o meio ambiente deve permear as diferentes áreas de nossa sociedade, as Instituições de Ensino Superior também são chamadas a desempenharem seus papéis no ensino, pesquisa, extensão e operações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no seu campus, na região onde está inserida e a nível global. A partir desta perspectiva, este artigo teve como objetivo analisar a produção bibliográfica internacional das práticas de sustentabilidade executadas pelas universidades, buscando compreender as características das publicações sobre o tema. A metodologia utilizada foi a exploratória-descritiva, a partir da realização de um estudo bibliométrico empregando a base de dados da Web of Science no período de 2012 a 2021 com as palavras chave “sustainability practices” AND “higher education institutions”. Após etapa de filtragem foram encontrados 242 artigos. Para análise dos resultados utilizou-se a ferramenta Clarivate Analytics, disponível na própria base de dados, buscando conhecer as áreas de pesquisa, idiomas, países, periódicos, autores e anos de publicação com maiores publicações a respeito do assunto abordado. Além desses critérios, identificou-se o Fator H (H-index) do resultado apresentado na pesquisa igual a 28, representando as publicações de maior impacto. Os anos de 2019 e 2020 foram os recordistas de publicações e as revistas Journal of Cleaner Production e International Journal of Sustainability in Higher Education aquelas com mais artigos. A publicação com maior número de citações foi “Beyond the third mission: Exploring the emerging university function of co-creation for sustainability” pelos autores Trencher et al. (2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Roman dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Recursos Humanos pela Faculdade Mato Grosso do Sul(2011) e especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Paulista(2017). Atualmente é Técnico Administrativo da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Administração.

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutorado em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob a supervisão do professor Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer, trabalhando com os temas: políticas públicas, empreendedorismo e sustentabilidade. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010) na Área: Sociedade e Recursos Naturais e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Competitividade. Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Professora Associada Nível II da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Organizadora do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC (Grupo de Estudo em Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade). Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Ex-Coordenadora Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). 

Downloads

Publicado

2021-08-22

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente