Práticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior: pesquisa bibliográfica internacional - 2012 a 2021

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0031

Palabras clave:

Práticas Sustentáveis, Instituições de Ensino Superior, Estudo Bibliométrico

Resumen

Em um contexto onde cada vez mais a preocupação com o meio ambiente deve permear as diferentes áreas de nossa sociedade, as Instituições de Ensino Superior também são chamadas a desempenharem seus papéis no ensino, pesquisa, extensão e operações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no seu campus, na região onde está inserida e a nível global. A partir desta perspectiva, este artigo teve como objetivo analisar a produção bibliográfica internacional das práticas de sustentabilidade executadas pelas universidades, buscando compreender as características das publicações sobre o tema. A metodologia utilizada foi a exploratória-descritiva, a partir da realização de um estudo bibliométrico empregando a base de dados da Web of Science no período de 2012 a 2021 com as palavras chave “sustainability practices” AND “higher education institutions”. Após etapa de filtragem foram encontrados 242 artigos. Para análise dos resultados utilizou-se a ferramenta Clarivate Analytics, disponível na própria base de dados, buscando conhecer as áreas de pesquisa, idiomas, países, periódicos, autores e anos de publicação com maiores publicações a respeito do assunto abordado. Além desses critérios, identificou-se o Fator H (H-index) do resultado apresentado na pesquisa igual a 28, representando as publicações de maior impacto. Os anos de 2019 e 2020 foram os recordistas de publicações e as revistas Journal of Cleaner Production e International Journal of Sustainability in Higher Education aquelas com mais artigos. A publicação com maior número de citações foi “Beyond the third mission: Exploring the emerging university function of co-creation for sustainability” pelos autores Trencher et al. (2014).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Roman dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Recursos Humanos pela Faculdade Mato Grosso do Sul(2011) e especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Paulista(2017). Atualmente é Técnico Administrativo da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Administração.

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutorado em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob a supervisão do professor Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer, trabalhando com os temas: políticas públicas, empreendedorismo e sustentabilidade. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010) na Área: Sociedade e Recursos Naturais e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Competitividade. Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Professora Associada Nível II da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Organizadora do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC (Grupo de Estudo em Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade). Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Ex-Coordenadora Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). 

Publicado

2021-08-22

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente