Turismo sustentável e objetivos de desenvolvimento sustentável: perspectiva bibliométrica avaliativa e relacional no período 2015-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0030

Palavras-chave:

Turismo Sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Estudo Bibliométrico

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar a produção científica internacional do turismo sustentável dentro da perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, visando compreender as características das publicações científicas. A metodologia utilizada foi de abordagem exploratória-descritiva, o procedimento consistiu em análise de artigos referentes as temáticas de Turismo Sustentável e ODS, a partir da base de dados Web of Science abrangendo o período de 2015 a 2020, com a palavra-chave usada 'Sustainable tourism';'sustainable development goals', foram executadas duas etapas de filtragem. Na primeira, optou-se por manter como tipos de documentos artigos e revisões e, na segunda, procedeu-se uma exclusão de áreas de pesquisa fora do escopo da temática em estudo, totalizando, ao final, 232 artigos. A etapa seguinte constitui-se de avaliação relacionada ao ano de publicação, áreas de pesquisa, periódicos, países, idioma, autores e número de citação. O uso do software VosViewer possibilitou a organização de grupos (cluster) baseados em cocitação e as redes de coocorrências de palavras-chave, em uma perspectiva qualitativa. Como resultados, observou-se que a pesquisa sobre essa temática se encontra em um estágio inicial da discussão, com um crescimento no volume de artigos publicados no período de 2015 a 2020. Os termos mais destacados giram em torno das palavras-chave turismo sustentável, turismo, desenvolvimento sustentável e objetivos de desenvolvimento sustentável, ou seja, as elencadas como foco do estudo. No tocante aos cluster de coautoria, os resultados apontam para formações numerosas de clusters de autores (206) ainda que, seja perceptível a dispersão nas redes sinalizando, aparentemente, a jovialidade da temática ODS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Silva Albuquerque de Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN, Especialista em Contabilidade de Custo para Gestão Contábil e Financeira e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão em Recursos Naturais – PPGEGRN- UFCG, também é professora da Universidade Federal de Campina Grande T 40 com Dedicação Exclusiva no Curso de Administração do Centro de Humanidades - CH. Atua nas seguintes área: Contabilidade Societária, Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor, Ensino e Pesquisa em Contabilidade e Administração e sustentabilidade. 

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010) na Área: Sociedade e Recursos Naturais e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Competitividade. Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Professora Associada nível I da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Organizadora do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC (Grupo de Estudo em Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade). Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Coordenadora Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS).

Downloads

Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente