Aplicação de doses de ácido giberélico (ga3) como tratamento pré-germinativo em sementes de Hymenaea Courbaril
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0009Palavras-chave:
Fitorregulador, GA3, Germinação, Jatobá, Produção de mudasResumo
A Hymenaea courbaril é uma espécie da família Fabaceae, encontrada desde a floresta amazônica até a floresta semidecidual do Brasil. Com diversos usos na indústria madeireira, alimentícia e de cosméticos, além de ser utilizada para fins medicinais e como espécie potencial para restauração de áreas degradadas. Contudo, a produção seminal de mudas da espécie apresenta dificuldades pela presença da dormência nas sementes, sendo necessários métodos eficazes que auxiliem na germinação das sementes e vigor das mudas no campo. Assim, objetivou-se com este experimento avaliar o efeito da escarificação das sementes aliada à aplicação de ácido giberélico (GA3) como tratamento pré-germinativo em sementes de Hymenaea courbaril. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, sendo as sementes todas escarificadas e imersas por 24h em diferentes concentrações de ácido giberélico (0, 300, 600, 900) com cinco repetições de 25 sementes, utilizando-se como substrato areia e serragem curtida (1:1 v/v). Realizou-se análise de variância e de regressão dos resultados e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade (p<0,05). A aplicação de ácido giberélico (GA3) como tratamento pré-germinativo nas sementes de Hymenaea courbaril não foi significativa para as variáveis germinativas analisadas, exceto para o índice de velocidade de emergência (IVE) em que houve aumento de 0,32, em relação a testemunha, com a dosagem de 900 ppm. Sendo a escarificação com esmeril o método mais eficiente para quebrar a dormência das sementes e produção seminal de mudas da espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.