A Kieserita melhora a fertilidade e nutrição de plantas em laranjeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0029

Palavras-chave:

Citrus Sinensis, Manejo da Adubação, Atributos de Qualidade

Resumo

A Kieserita é um fertilizante de disponibilidade imediata. O magnésio utilizado em grande quantidade pelas plantas para o seu desenvolvimento reprodutivo.  O enxofre desempenha papel fundamental na formação da parte vegetativa e na frutificação. O objetivo do estudo foi avaliar a aplicação de Kieserita nos atributos químicos do solo e no desenvolvimento vegetativo, nutricional e qualidade dos frutos da laranja. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso, sendo os tratamentos constituídos pelas doses de Kieserita (0, 280, 560, 840 e 1120 g planta-1) parcelada em duas aplicações em cobertura, com três repetições. A Kieserita proporcionou melhorias nas qualidades físico-químicos dos frutos e nos atributos químicos do solo aos 6 (pH, Mg, CTC) e 12 meses (P e K). Na planta os teores foliares de Mg e S apresentaram incremento com as doses de kieserita. Nas condições edafoclimáticas de cultivo da laranja a dose de máxima eficiência variou de 560 a 840 g planta-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Cristina da Silva Marques, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA campus de Capitão Poço( 2014). Mestrado na Universidade Federal Rural da Amazônia (2016). Possui experiência na área de solos. Possui formação em Técnica em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal / PA EAFC (2005). Possui experiência em Assistência Técnica em populações indígenas (2006).

Ricardo Shigueru Okumura, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduação em Agronomia na Universidade Estadual de Londrina (2006), Mestrado na Universidade Estadual de Londrina (2009) e Doutorado na Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente, Professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Eduardo Cezar Medeiros Saldanha, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2002) com Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2005) e Doutorado em Agronomia / Solos e Nutrição de Plantas pela Unievrsidade Federal Rural da Amazônia. Atualmente é Especialista Agronômico Sênior do departamento técnico da Yara Brasil Fertilizantes, atuando no suporte agronômico da região Norte e Nordeste. Foi Professor Assistente II da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) -nas disciplinas de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, Campus de Capitão Poço PA. Tem experiência profissional como Engenheiro Agrônomo, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilidade do solo, nutrição e adubação de culturas agrícolas, avaliação da fertilidade do solo, correção de solos ácidos, adubos e matérias primas fertilizantes.

Daiane de Cinque Mariano, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Mestrado em Agronomia pela Programa de Pós-Graduação em Agronomia - UEM (2009) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia - UEM (2013). Professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no período de 02/2012 a 12/2012, no curso de Agronomia do campus de Tangará da Serra. Atualmente é professora Adjunta nível II da Classe C, em caráter efetivo, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Parauapebas, Pará. Tem experiência na área de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental com ênfase em Engenharia de Água e Solo, Manejo e Conservação de Solo e água e Recuperação de Áreas Degradadas.

Cândido Ferreira de Oliveira Neto, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005), Mestrado em Agronomia (2008), na área de concentração em Produção Vegetal e Doutorado em Ciências Agrárias, com área de concentração em Agrossistema da Amazônia (2010). Em 2008-2010 atuou como Pesquisador Colaborador da REDE-03-CT-PETRO na área da Tecnologia de Regeneração Artificial em Clareiras Abertas pela extração e Transporte de Petróleo e Gás Natural. Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia e e atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Professor do Programa de Pós graduação de Ciências Florestais e Produção Animal na Amazônia. Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos da Biodiversidade de Plantas Superiores (EBPS/UFRA) e Bolsista de Produtividade CNPq- 2. Tem experiência na área de Produção Vegetal, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica Vegetal e Produção Animal. Trabalha com plantas sob estresses abióticos e bióticos, buscando plantas adaptadas e resistentes aos vários tipos de estresses. 

Ismael de Jesus Matos Viégas, Universidade Federal Rural da Amazônia

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazonia-UFRA (1971),mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (1985) e doutorado em Agronomia pela mesma escola (1994).Pesquisador da Embrapa de 1973 a 2008 e professor visitante da UFRA do curso de doutorado em Ciências Agrárias, área de concentração Agroecossistemas da Amazônia de 2009 a 2011. Professor efetivo da UFRA Campus de Capanema a partir de outubro de 2012 .Atua na area de fertilidade do solo e nutrição de plantas em dendezeiro, seringueira, coqueiro, açaizeiro, pupunheira,cupuaçuzeiro,gravioleira, mangostanzeiro, pimenteira-do-reino,espécies florestais (mogno, teca, paricá, taxi) e plantas ornamentais tropicais (helicônias, alpinia,bastão-do-imperador e shampoo)

Deusdedith Cruz Filho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985) e Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005) e Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, e Ciências Agrárias atuando principalmente nos seguintes temas: manejo florestal, avaliação de resíduos de exploração florestal através de amostragem por intersecto, e estudos de crescimento do dendezeiro híbrido BRS Manicoré em função da idade. Presta Consultoria Florestal e Ambiental, Pericias e Avaliações na área de Ciências Agrárias e Recursos Naturais. Atualmente é Engenheiro Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém - Pará, atuando na área de Pesquisa e Extensão, e Professor do Programa de Formação de Professores do Ensino Básico ? PARFOR.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)