Caule decomposto de babaçu (Attalea speciosa Mart.) como substrato para produçâo de mudas de mamoeiro

Autores

Palavras-chave:

Attalea speciosa Mart., Carica papaya L., Produção de mudas, Substrato regional

Resumo

O desempenho produtivo do mamoeiro no pomar depende principalmente da qualidade na produção de mudas, tornando-se necessário a busca de técnicas que visem a sustentabilidade agrícola. Em função disso, objetivou-se avaliar a utilização do caule decomposto de babaçu como substrato na produção de mudas de Carica papaya L. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi adotado um delineamento inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 4 repetições, totalizando 20 parcelas experimentais. Os substratos foram compostos à base de caule decomposto de babaçu (CDB), nas proporções: T1- 20% de CDB + 80% de Solo; T2- 40% de CDB + 60% de Solo; T3- 60% de CDB + 40% de Solo; T4- 80% de CDB + 20% de Solo; T5- 100% de CDB. Foi averiguado efeito significativo para altura de plantas, diâmetro caulinar, massa seca da parte aérea, massa seca do sistema radicular e índice de qualidade de Dickson, enquanto para o volume radicular não registrou-se diferença significativa entre as diferentes composições de CDB. Os tratamentos com maiores inclusão de CDB, equivalentes a 80% e 100%, podem ser utilizados como substrato para a produção de mudas de mamoeiro, devido a facilidade de obtenção e baixo custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmine Ohanna Toledo Marzullo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Agronomia (Horticultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Botucatu. Graduação em Agronomia no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão - CCAA/UFMA, Campus IV - Chapadinha . Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e pela Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Foi monitora da disciplina Anatomia Vegetal no semestre 2016.2 pelo curso de Agronomia do CCAA/UFMA. Foi bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) na universidade alemã Universität zu Köln para aperfeiçoamento do idioma. Atua nas áreas de nutrição e adubação mineral, com enfoque em biofortificação, desenvolvendo e colaborando com pesquisas junto ao Centro de Raízes e Amidos Tropicais - CERAT. 

Raissa Rachel Salustriano da Silva Matos, Univerdade Federal do Maranhão

Possui qualificação em Laboratorista (2003), qualificação em Supervisora de Qualidade e Produção (2003) e Curso Técnico em Alimentos (2004) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PE). Biológa (2009) formada pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialita em Especialização em Gestão Ambiental (2010) pela Faculdade Montenegro. Foi bolsista do CNPq na modalidade de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI A-A) e do projeto "Produção Integrada de Frutas" da Embrapa Semi-Árido. Integrou a equipe técnica dos projetos: "Produção Integrada de Manga", "Produção Integrada de Uva para Vinho" e "Introdução e Avaliação de Culturas Alternativas para as Áreas Irrigadas do Semi-Árido Brasileiro". Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e bolsista do CNPq.

Hosana Aguiar Freitas de Andrade, Universidade Federal do Ceará

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, da Universidade Federal do Ceará (PPGCS/UFC), onde atua na área de química, fertilidade e biologia do solo, especificamente, na linha de pesquisa de nutrição de plantas. Graduada em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA).

Kleber Veras Cordeiro, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - MA com o projeto intitulado análise Fitotécnica de mudas de maracujazeiro amarelo em substrato regional á base de caule decomposto de babaçu (Attalea speciosa Mart.) em 2016. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - MA com o projeto intitulado substratos alternativos para produção de mudas de mamoeiro em 2017. Monitor bolsista do Programa Foco Acadêmico através do Projeto Integrador de Ensino-Aprendizagem de Metodologia do Trabalho Científico como Ferramenta de Discussão e Melhoria Metodológica em 2018. Monitor bolsista no projeto de monitoria da disciplina de “floricultura, jardinocultura e paisagismo” e estudo de plantas ornamentais em 2019. É membro Master do Grupo de Pesquisa em Fruticultura no Maranhão (FRUTIMA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase na produção vegetal e substratos regionais, fruticultura e nutrição de plantas.

Edson Dias de Oliveira Neto, Universidade Federal do Piauí

Engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais. Mestrando em Agronomia/Agricultura Tropical na Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Agrárias. Trabalhei na graduação principalmente com propagação vegetativa e substratos alternativos. Durante o mestrado estou trabalhando na área de fertirrigação e polímeros hidrorretentores.

Nayron Alves Costa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Agrárias e Ambientais. Possui experiência em Produção de Mudas, Entomologia Agrícola e Mecanização Agrícola. Mestrando em Ciência Animal/Nutrição e Alimentação Animal pela Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Agrárias e Ambientais.

Monik Silva de Moura, Universidade Federal do Maranhão

Discente no curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais- CCAA, da Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Membro dos Grupos de Pesquisas FRUTIMA E FLORIMA.

Francisco dos Santos Pereira Neto, Universidade Federal do Maranhão

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro de Ensino Professora Maria Luiza Rodrigues de sousa(2015). 

Inez Vilar de Morais Oliveira, VSF Agricultura Sustentável e Comércio

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) (2002) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) (2006), ambos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal. Consultora técnica de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em sistemas de produção de frutíferas, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação, tratos culturais e produção de frutíferas nativas e não convencionais e de frutíferas de clima temperado produzidas no Semiárido Brasileiro. Participa dos projetos: Unidades de observação para produção de peras, maçãs e cacau no estado do Ceará; Tecnologias para produção de caqui no semiárido brasileiro; Avaliação técnica e econômica das culturas da pereira e da macieira nas áreas irrigadas do estado do Rio Grande do Norte, como alternativa para os pequenos e médios agricultores; Desenvolvimento e adaptação de tecnologias para viabilizar a produção da pereira no Brasil; Maximização da eficiência produtiva e redução dos custos em cultivos de macieira no Brasil; e Avaliação do potencial de culturas alternativas para as áreas irrigadas do semiárido brasileiro. É Diretora da VSF Biotecnologia e Diagnose Vegetal, com atuação em análises de vírus, limpeza de material genético de videira, diagnose vegetal, multiplicação de plantas in vitro e prestação de serviços relacionados à multiplicação de agentes microbiológicos para utilização na agricultura.

Marileia Barros Furtado, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí e atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de culturas (milho, arroz, feijão caupi, soja) , frutíferas, indicadores físicos e químicos do solo, manejo do solo e geoestatística.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>