Proposta de automação da produção de massa de queijo com controle de nível e de temperatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0037

Palabras clave:

Automação, Sensores, On/Off, Indústria de laticínio, Fabricação de queijo

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta de automação e controle do processo fabricação de massa de queijos tipo minas frescal, utilizando um sistema de controle de nível e de temperatura para o leite. O protótipo é composto por três reservatórios, sendo um utilizado para o leite crú, outro para o coagulante e o último para realizar a mistura (leite + coagulante). Utilizaram-se também de duas bombas centrífugas, sensores de nível e temperatura, aquecedor de resistência elétrica, agitador mecânico e placa de controle microcontrolada. A ação de controle on-off foi utilizada para o monitoramento do de nível de líquido nos tanques, aquecedor de resistência elétrica, agitador e a temperatura (LM35) do leite. Através do algoritmo desenvolvido no software do compilador TBASIC, o tempo de coagulação do leite foi pré-definido e controlado. O protótipo demonstrou bons resultados, funcionando com eficácia e respondendo de forma positiva os resultados esperados, tornando-se uma alternativa viável para automação do processo de fabricação de massa de queijo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ananza Di Renzo dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018). Atuou de 2015 a 20017 como Bolsista pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Trabalhou pela Educação a Distância - DEAD como auxiliar administrativo. Tem experiência na área de extração da Proteína Colágeno Bovino (PROTEINAS MS), assim como também, experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: germinação, bioextrato hidroalcoólico, controle de praga e cinética de secagem.

Ivana Bevilacqua de Menezes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual André Antônio Maggi(2013). 

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e Agrárias. Atua como docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). É membro Titular do Comitê de Assessoramento Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação (LEEI) em Sobral-CE; membro associado do Instituto de Inovação Tecnológica na Agricultura Irrigada (INOVAGRI) em Fortaleza-CE; pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) em Piracicaba-SP; revisor da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada (RBAI); revisor da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (AGRIAMBI). Atua na área de recursos hídricos e irrigação, automação e controle agroindustrial.

Publicado

2020-12-22

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>