Qualidade água na bacia hidrográfica do Rio das Garças/MT para fins de irrigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0015

Palavras-chave:

Monitoramento, Recursos Hídricos, Agricultura

Resumo

 A água para fins da agricultura depende tanto da quantidade como da qualidade. Monitorar as variáveis físico-químicas da água é necessário, pois a utilização de água de irrigação de baixa qualidade pode acarretar problemas nos sistemas de irrigação, causar degradação do solo e interferir na absorção de nutrientes pelas plantas cultivadas. A qualidade das águas para fins de irrigação se define basicamente nos critérios de salinidade, sodicidade toxicidade e parâmetros microbiológicos. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade da água para irrigação na Bacia do Rio das Garças situado no estado de Mato Grosso. Os dados utilizados nesse estudo foram obtidos por meio do Relatório de Monitoramento de Qualidade de Água elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso-SEMA-MT. Os resultados obtidos apontam que a qualidade da água da bacia do Rio das Garças no período estudado é favorável para uso na Irrigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudineia Aguiar de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós graduanda do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos-ProfÁgua pela UNEMAT. Graduada em Química, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA. Atuando no monitoramento da qualidade ambiental de recursos hídricos; Tem experiência na área de Química, com ênfase em análises laboratoriais e Química Ambiental, ETE e ETA. 

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007). Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Engenharia da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atua como docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). É membro Titular do Comitê de Assessoramento Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação (LEEI) em Sobral-CE; membro associado do Instituto de Inovação Tecnológica na Agricultura Irrigada (INOVAGRI) em Fortaleza-CE; pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) em Piracicaba-SP; revisor da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada (RBAI); revisor da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (AGRIAMBI). Atua na área de recursos hídricos e irrigação, automação e controle agroindustrial.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>