Proposta de automação e controle da contagem de objetos e identificação de falhas em esteira transportadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0017

Palavras-chave:

Controle On-off, Light Dependant Resistor (LDR), Laser, Protótipo

Resumo

O objetivo no trabalho foi de construir um protótipo e automatizá-lo com base em processos utilizados na indústria de alimentos, sendo representado por uma esteira transportadora. Sua função foi de realizar a contagem e identificar desconformidades na posição de embalagens, tendo o sistema operado através do microcontrolador Basic Step 1, e acionamento do código por meio da ação de controle On/Off, a partir do comando de um algoritmo desenvolvido no software do compilador Basic Step BS1. Foi realizada a montagem do protótipo a partir de materiais reciclados, como carcaça de esteira ergométrica, lona plástica preta, motor de êmbolo de colhedora e blocos de madeira. O display de cristal líquido, relé e contator foram interligados em uma matriz de contato formando o circuito integrado, que após a sua construção foi conectada ao protótipo para a realização de testes e averiguação do desempenho. Todos os componentes utilizados funcionaram corretamente durante as etapas de testes, o protótipo identificou o posicionamento das caixas e realizou a contagem desativando o sistema quando as embalagens se encontravam posicionadas de maneira incorreta. O projeto se mostrou ser uma alternativa de simples construção e de baixo custo, podendo ser aplicada em indústrias pequeno porte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabella Fernanda Mendes Leal, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018). Tem experiência na área de tecnologia de alimentos e ciências agrárias.

Maria Fernanda Alves Farias, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Luterano de Educação do Parecis(2013).

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007) ? Concentração Irrigação e Drenagem. Professor Adjunto do Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e Agrárias, no Campus da UNEMAT de Nova Mutum. Atua como docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua - Polo UNEMAT/Cuiabá). É membro Titular do Comitê de Assessoramento Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação (LEEI) em Sobral-CE; membro Associado do Instituto de Inovação Tecnológica na Agricultura Irrigada (INOVAGRI) em Fortaleza-CE; pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) em Piracicaba-SP; revisor da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada (RBAI). É Assessor de Pesquisa e Pós Graduação do Campus da UNEMAT de Nova Mutum e Membro do Comitê Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, na área de Engenharias. Atua nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos; Qualidade e Reúso das Águas; Manejo de Irrigação; Automação, Instrumentação e Controle Agrícola e Industrial.

Alcebíades Fogaça de Souza Sobrinho, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013), mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação pela Universidade Federal de Lavras (2018), e atualmente é doutorando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, ingresso no início do primeiro semestre de 2019. Durante a graduação foi bolsista de pesquisa PIBIC/CNPq e monitoria, atuando em projetos relacionados a constituição e propriedades físicas dos solos. Durante o mestrado trabalhou na área de processamento de imagens, desenvolvendo o projeto de título CLASSIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA VERDES E MADURAS POR MEIO DE MÉTODOS ÓPTICOS. Atualmente é bolsista em programa de pós-graduação nível doutorado, concentrando as atividades em pós-colheita com ênfase em instrumentação para análise de qualidade de sementes de soja. 

Rosalra Maria Alves de Morais, Universidade Federal de Lavras

Discente no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharelado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas (2017). Possui curso Técnico em Mecatrônica e Ensino Médio pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) (2010). 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>