Postharvest losses of fruits and vegetables in different microregions of Maranhão, Brazil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0056

Palabras clave:

Environment, Good Practices, Management, Physiological Disorders, Training

Resumen

The fruits and vegetables sector is one of the most relevant activities in the Brazilian economy, but it is frequently affected by barriers, such as the expressive rates of postharvest losses. In Maranhão, studies about these indicators are scarce, although they could assist in the identification of risk factors, food distribution, and improvement in socioeconomic and environmentals aspects. This study aimed to carry out a socioeconomic survey of the marketing and post-harvest losses of fruit and vegetables in the main retail markets of seven cities in Maranhão. For six months, direct interviews in 107 commercial establishments, were performed. The results indicated that more than 96% of fruits and vegetables come from Piauí, Bahia, and Ceará, transported in open trucks, without refrigeration, and on paved roads. Among fruits, papaya (17.90%), avocado (16.55%), and guava (13.82%) stand out as those which commonly present a higher loss rate, while for vegetables were eggplant (24.70%), potatoes (15.98%), and cucumber (15.69%). Furthermore, Physiological disorders and mechanical damage were considered as the major causes leading to the losses. Comparing among the cities, Santa Quitéria and São Bernardo are the ones that showed elevated losses rates. Therefore, it is necessary to stimulate the production of fruits and vegetables in Maranhão, as well as to provide better training in commercial management and good postharvest practices to increase the profitability of this activity and reduce environmental impacts.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lusiane de Sousa Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnico de Nível Médio Com Habilitação em Agropecuária pela Casa Familiar Rural com ênfase na metodologia Formação por Alternância no município de São João do Sóter, MA (2008 - 2010). Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão, no qual desenvolveu trabalhos nas áreas de Fitotecnia, especificamente em perdas pós-colheita de frutas e hortaliças, manejo de plantas daninhas e grandes culturas com enfoque na cultura da soja.

Antonio Gabriel da Costa Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalha com agricultura de precisão e geoprocessamento, com ênfase em modelos matemáticos complexos aplicados às Ciências Agrárias, utilizando geoestatística e geometria fractal. Com exeperência em produção vegetal e fitotectinia, perdas poś-colheita e levantamento e análise de índices fitossociológicos com plantas daninhas.

Deucleiton Jardim Amorim, Universidade Estadual de São Paulo

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), possui curso técnico em Agropecuária pelo Centro Familiar de Formação por Alternância e ensino médio profissionalizante - CEFFA (2012-2014). Atualmente é mestrando em Agronomia - (Proteção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - (2020-2022). Atua na área de Fitossanidade, com enfoque no manejo das principais espécies de nematoides parasitas de plantas. Membro associado da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN).

Marcelo de Sousa da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Técnico em agropecuária pela Casa Familiar Rural de Alto Alegre do Pindaré-MA. Graduando em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fitotecnia (NEPF), atuando nas áreas de manejo e controle de plantas daninhas. Atualmente é bolsista de iniciação científica (PIBIC-FAPEMA).

Luana Ribeiro Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão. Realizou atividades de monitoria nas disciplinas de Fisiologia Vegetal e Comercialização Agrícola,desenvolveu trabalhos no laboratório de Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Ecologia Química - LOPNEQ no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA da Universidade Federal do Maranhão - UFMA a respeito do potencial alelopático de plantas invasoras, na função de bolsista de Iniciação Científica. Realizou estudos sobre Perdas Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças. Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Edmilson Igor Bernardo Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado e Doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Fitotecnia, com enfoque em fisiologia e perdas pós-colheita, ecofisiologia vegetal, manejo de plantas daninhas, nutrição mineral e propagação de plantas. É Professor Adjunto C do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde ministra as disciplinas de Biologia e Controle de Plantas Invasoras, Deontologia e Receituário Agronômico, Olericultura e Pós-colheita da Produção Agrícola. É Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado), CCAA, UFMA, no qual leciona as disciplinas de Estatística (obrigatória) e Ecofisiologia Vegetal (optativa). É idealizador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fitotecnia (NEPF).

José Roberto Brito Freitas, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2002). Mestrado em agronomia pela Universidade Federal do Piauí. Doutorado em Agronomia "Ciências do Solo" pela UNESP - Jaboticabal-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão no campus IV em Chapadinha-MA. Tem experiência na área de entomologia, nematologia e apicultura e abelhas nativas ou meliponicultura. Atualmente coordena o projeto intitulado: Alternativas de manejo para o nematoide das lesões radiculares na cultura da soja no leste do Maranhão.

Washington da Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Piauí (2006), mestrado em física pela universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2014). Realizou o pós-doutorado na Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos (2015). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Eletrônica orgânica com dispositivos poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Células eletroquímicas poliméricas emissoras de luz e Condução elétrica em sistemas desordenados. Recentemente tem trabalhado com tecnologia aplicada a área agrícola. Atualmente é professor adjunto C do Curso de Engenharia Agrícola no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ricardo Alves de Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Maranhão (2013), mestrado em Ciência Animal pela mesma instituição (2015) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Maranhão. Em 2015 recebeu o Prêmio FAPEMA concedido pela Fundação de Amparo a Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Maranhão para a melhor dissertação de mestrado avaliada na área das Ciências Agrárias defendida no Estado no ano de 2015.Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de ruminantes e Forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de alimentos e subprodutos na dieta de ruminantes; Manejo e Conservação de forragem; Produção de Ruminantes; Ecofisiologia de plantas forrageiras; Comportamento e desempenho animal; Análise econômico-financeira de sistemas de produção em pastejo, confinamento e sistemas silvipastoris, além da qualidade, características físico-químicas e perfil dos ácidos graxos do leite e curvas de lactação. Tem experiência na experimentação animal e análise estatística de dados, principalmente nos programas estatísticos Info Stat e SISVAR 5.6. Atua como revisor de periódicos nacionais como a Revista Brasileira de Zootecnia, Semina Ciências Agrárias, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Boletim da Indústria Animal, entre outros. Além de periódicos internacionais como: Archivos de Zootecnia, Agroforestry Systems, African Journal of Microbiology Research, Biological Rhythm Research, entre outros.

Leonardo Bernardes Taverny de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Tocantins (2009), mestrado e doutorado em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Foi professor da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida-FESAR. Finalizou Pós-doutorado na Universidade Federal do Tocantins pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado-CAPES, enquanto foi professor convidado pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente ocupa o cargo em caráter efetivo de Zootecnista da Universidade Federal do Maranhão Campus de Chapadinha e é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Maranhão.

Descargas

Publicado

2020-06-05

Número

Sección

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artículos más leídos del mismo autor/a