Emissões de CO2 em Mato Grosso por veículos automotores
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0019Palabras clave:
Gases do Efeito Estufa, Diesel, Comportamento Social, EconomiaResumen
Altas taxas de Dióxido de Carbono (CO2) refletem o aumento na produção de veículos automotores devido ao alto consumo de combustíveis, sejam fósseis ou não exauríveis. Em regiões com maiores produções agrícolas o aumento da frota de veículos pesados leva, consequentemente, ao aumento do consumo de Diesel, o qual é um dos maiores poluentes atmosféricos. Sendo o Mato Grosso um grande centro de produção agrícola, essas emissões são altas, entretanto um inventário ainda é necessário em busca de medidas mitigatórias. Assim, este trabalho tem como objetivo demonstrar a relação entre o aumento no consumo de combustíveis com as emissões de CO2 na atmosfera, comparando cidades com distintas atividades comerciais e baseando em anuários estatísticos. Nossos resultados indicam que há uma ascendência significativa na venda de combustíveis fósseis e não exauríveis o que levou a emissões altas de CO2 na atmosfera. Destacamos que o Diesel foi o combustível representando as maiores emissões, quase 5 vezes mais do que a Gasolina, e 6 vezes mais que o Etanol. A cidade da região Norte, com grandes produções agrícolas, foi responsável por consumir 4 vezes mais Diesel do que a cidade ao Sudoeste, pertencente à rotas de distribuição agrícola entre Estados, culminando em 2.7 vezes mais emissões no Norte do que no Sudoeste. Estes resultados fornecem um panorama do consumo de combustível no estado de Mato Grosso, bem como realça a necessidade de sensibilização quanto a redução dos gases de efeito estufa.
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