Sistema Fotovoltaico Off Grid para comunidade ribeirinha na Região Insular de Belém - Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0024

Palabras clave:

Tecnologias Sociais, Abastecimento Elétrico, Dimensionamento de Sistemas

Resumen

O acesso à energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade. Apesar de ser considerado um serviço público essencial, algumas regiões do Brasil encontram-se excluídas eletricamente. A região Norte do país, principalmente em comunidades rurais, é afetada por este problema, devido aos maiores obstáculos econômicos e estruturais para integração dos sistemas de transmissão e distribuição de energia. As energias renováveis estão sendo cada vez mais evidenciadas como alternativa para mitigar ou solucionar tais problemas. Desse modo, este trabalho teve como objetivo dimensionar um sistema fotovoltaico não conectado à rede (off grid) para residências unifamiliares de uma comunidade rural na região insular de Belém, no Pará, a qual utiliza comumente de fontes de combustíveis fósseis para eletrificação, ou vivem sem qualquer acesso à energia elétrica. Foram realizados cálculos matemáticos, de acordo com informações acerca do consumo de energia das residências, bem como segundo dados de irradiação solar incidente, disponibilizados pelo banco de dados do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito, considerando o método do mês crítico, para dimensionamento do sistema e dos custos de implantação. Os resultados mostraram que uma unidade de sistema para uma residência unifamiliar teria custo atual médio de aproximadamente R$ 28.382,00, contando com um período de 25 anos de vida útil da tecnologia. Por meio das análises elaboradas por este estudo, sugere-se a energia solar fotovoltaica off grid como uma alternativa viável para o abastecimento elétrico da comunidade avaliada.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Costa de Sousa, Universidade Federal do Pará

Engenheira Ambiental e de Energias Renováveis, pela Universidade Federal Rural da Amazônia(2021). Mestrado em andamento pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará( PPGCA/UFPA). Atuando no Laboratório de Modelagem Hidroclimática da Amazônia-LabHCAM, principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento e climatologia. Atuou na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na Diretoria de Fiscalização Ambiental, desenvolvendo atividades de Fiscalização de Atividades Poluidoras e Degradadoras, dando apoio ao Grupo de Trabalho de vistorias e fiscalização ambiental ao Aterro Sanitário de Marituba. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade da Amazônia (2018).

Lucas Mota Batista, Universidade Federal do Pará

Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/2021). Cursa Mestrado Acadêmico no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (UFPA/2021) e Especialização em Tecnologias Sociais de Saneamento, Saúde e Ambiente na Amazônia do Instituto Federal do Pará (IFPA/ 2021). Atualmente é diretor presidente da Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEA) e atua principalmente nos seguintes temas: água potável, sustentabilidade, qualidade de vida, comunidades rurais amazônicas e tecnologias sociais.

Luciane Gomes Fiel, Universidade Federal do Pará

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (PPGCA/UFPA). Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2016-2021). Foi Bolsista PIBIC/UFRA (2018-2019)/ PIBIC/CNPq (2019-2020) e PIVIC/UFRA (2020-2021) no Laboratório de Microbiologia do Solo, atuando no Projeto "Alternativa de sustentabilidade de solos no contexto da agricultura familiar na Amazônia Oriental". Atuou na Companhia de Saneamento do Pará COSANPA (2016-2018), com análise fisico-química da qualidade água. Tem formação técnica profissional em Mineração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA (2011-2015).

Albertino Monteiro Neto, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduado em Engenharia Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2021). Foi bolsista PIBIC-CNPq pelo Laboratório de Modelagem Hidroclimático da Amazônia (2018 - 2019), desenvolvendo atividades na temática de modelagem ambiental. Foi bolsista PIBIC-UFRA pelo Centro de Tecnologia Agropecuária (2020) desenvolvendo atividades relacionadas à qualidade da água, uso e ocupação do solo, geoprocessamento e sensoriamento remoto. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Kemuel Maciel Freitas, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2016). Atualmente é Bolsista pelo Laboratório de Ciências Ambientais (2019).

Ricardo da Silva Pereira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA; Integrante do Laboratório de Sistemas Ciberfísicos do ICIBE/UFRA; Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Energia - Energia renovável, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2017). Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPA (2011). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPA (2016). Possui graduação em Licenciatura em Física pela UFPA (2008). Tem experiência na área de Engenharia de Energias renováveis e engenharia mecânica, com ênfase em sistemas térmicos e fluidos, motores de combustão interna, maquinas térmicas, aproveitamento e uso da biomassa e biodiesel, Sistemas Fotovoltaicos e meio ambiente. Tem experiência também na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.

Glauber Tadaiesky Marques, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Adjunto III da Universidade Federal da Amazônia (UFRA). Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (1997-2001), Mestre em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002-2004) e Doutor em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004-2008). Tem experiência na área de Energias e Astronomia, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Buracos Negros, Teoria Quântica de Campos em Epaço-tempo Plano e Curvo, Cosmologia, Gravitação, Ondas Gravitacionais, Sistemas de Energia Renováveis, Biocombustíveis, Energia Eólica e Energia Solar.

Otavio Andre Chase, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA; Integrante do Laboratório de Sistemas Ciberfísicos do ICIBE/UFRA desde 2010; Atualmente é membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRA, vide portaria Nº 9/2021 PROPLADI/UFRA. Entre 2013 e 2017 foi assessor ad-hoc da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - PROPLADI da UFRA; Entre 2011 e 2014 foi Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (EAER) da UFRA onde atuou no reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC), avaliado com conceito final 4 (quatro) "muito bom" de qualidade, vide Portaria Nº 619 do MEC, de 30 de outubro de 2014; Entre 2010 e 2012 foi Membro da Comissão de Elaboração de Projeto Pedagógico da UFRA para os cursos de graduação em Engenharia Ambiental & Energias Renováveis e, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, este avaliado com o conceito final 5 (cinco) "excelente" de qualidade, vide Portaria Nº 824 do MEC, de 22 de novembro de 2018; Membro Sênior do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers, USA); Membro Titular da Academia Paraense de Ciências - APaCi (Pará, BRA); Doutor (2018) e Mestre (2009) em Engenharia Elétrica, na área de Sistemas de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Bacharel (2007) em Engenharia da Computação, com ênfase em Sistemas Eletrônicos pelo antigo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM; Desde o ano 2000 atua e publica nas áreas de Sistemas Eletrônicos Embarcados, Sistemas Ciberfísicos, Tecnologias Ambientais, Energias Renováveis, Engenharia de Sistemas e Educação em Engenharia. 

Publicado

2021-10-20

Artículos más leídos del mismo autor/a