Avaliação técnica e ambiental da geração de energia eólica em Salinópolis, Pará
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0028Palavras-chave:
Energia Eólica, Aerogerador vertical, Dimensionamento, Salinas-PAResumo
Verificar os benefícios da energia eólica em pequena escala em uma escola de Salinópolis - PA. O aerogerador RAZEC 266 foi instalado no colégio ABRE, com o objetivo de reduzir os custos de energia elétrica, porém o mesmo foi desinstalado por falta de renovação contratual. O objetivo do trabalho é demonstrar os benefícios que a energia eólica poderia trazer ao colégio caso o mesmo ainda estivesse em funcionamento e avaliar uma possível reativação. A análise do recurso eólico foi realizada pela lei de Hellman, cálculos de potência, geração de energia e payback, além dos dados da CRESESB (Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito). Com a análise do sistema eólico, foi verificada a viabilidade do aerogerador no colégio, os benefícios econômicos e sociais, e que sua reativação traria benefícios, e o retorno do investimento seria possível em torno de 10 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.