Sistema Fotovoltaico Off Grid para comunidade ribeirinha na Região Insular de Belém - Pará
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0024Palavras-chave:
Tecnologias Sociais, Abastecimento Elétrico, Dimensionamento de SistemasResumo
O acesso à energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade. Apesar de ser considerado um serviço público essencial, algumas regiões do Brasil encontram-se excluídas eletricamente. A região Norte do país, principalmente em comunidades rurais, é afetada por este problema, devido aos maiores obstáculos econômicos e estruturais para integração dos sistemas de transmissão e distribuição de energia. As energias renováveis estão sendo cada vez mais evidenciadas como alternativa para mitigar ou solucionar tais problemas. Desse modo, este trabalho teve como objetivo dimensionar um sistema fotovoltaico não conectado à rede (off grid) para residências unifamiliares de uma comunidade rural na região insular de Belém, no Pará, a qual utiliza comumente de fontes de combustíveis fósseis para eletrificação, ou vivem sem qualquer acesso à energia elétrica. Foram realizados cálculos matemáticos, de acordo com informações acerca do consumo de energia das residências, bem como segundo dados de irradiação solar incidente, disponibilizados pelo banco de dados do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito, considerando o método do mês crítico, para dimensionamento do sistema e dos custos de implantação. Os resultados mostraram que uma unidade de sistema para uma residência unifamiliar teria custo atual médio de aproximadamente R$ 28.382,00, contando com um período de 25 anos de vida útil da tecnologia. Por meio das análises elaboradas por este estudo, sugere-se a energia solar fotovoltaica off grid como uma alternativa viável para o abastecimento elétrico da comunidade avaliada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.