Atividade de redutase do nitrato e ajustamento osmótico em plantas jovens de ucuúba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0010

Palabras clave:

Ajustamento osmótico, Redutase do nitrato, Virola surinamensis

Resumen

A Virola surinamensis, conhecida como virola ou ucuúba, é uma espécie considerada tipicamente amazônica, cujo "habitat" são a várzea e os igapós, e que é conhecida por apresentar grande potencial econômico, vem sendo intensamente explorada nos últimos anos, culminando com a extinção de algumas populações, resultante do extrativismo seletivo. O objetivo desse estudo foi determinar a atividade da redutase do nitrato e os teores de algumas macromoleculas de plantas jovens de Virola surinamensis submetidas à aplicação de dois tratamentos hídricos (estresse/controle) e a reidratação. O experimento foi conduzido na casa de vegetação do Laboratório de Biotecnologia (BIOTEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Altamira, PA) no período de agosto à novembro de 2020. As plantas foram submetidas a dois tratamentos de regimes hídricos: irrigado (controle) e déficit hídrico, no qual a imposição do déficit hídrico foi obtida pela suspensão da irrigação por ciclos de 07 dias, durante 4 períodos, sendo o último de reidratação, assim distribuídos: Tempo 0 (zero dias de déficit hídrico), Tempo 1 (07 dias de déficit hídrico), Tempo 2 (14 dias de déficit hídrico) e Tempo 3 (Reidratação durante 07 dias), totalizando 21 dias de tratamentos. Durante o período do experimento as plantas no tratamento controle foram irrigadas diariamente para repor a água perdida pela evapotranspiração. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial (controle e déficit hídrico) totalizando 24 unidades experimentais. A suspensão da irrigação por 14 dias alterou o metabolismo das plantas jovens de ucuúba afetando diretamente na atividade da enzima redutase do nitrato e promovendo um ajustamento osmótico nas plantas com a deficiencia hídrica, causado pela  diminuição do conteúdo relativo de água  e dos  aumentos nas concentrações de proteínas, aminoácidos solúveis totais, carboidratos solúveis totais e prolina, que foram revertidos após a reidratação, todavia  não ocorrendo o mesmo com os teores dos pigmentos fotossintéticos estudados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Israeli Ingrid Costa de Brito, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Engenharia Florestal. Voluntária de iniciação científica no Laboratório de Biotecnologia (BIOTEC) em 2019. Bolsista de iniciação científica FAPESP (BIOTEC) no período de dezembro de 2019 à dezembro de 2020. Bolsista de iniciação científica PIBIC (BIOTEC).

Hairon Antonio Friedrich Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Experiencia como bolsista de iniciação cientifica, nas áreas de botânica e bioquímica vegetal. 

Cassiele Fonseca da Cruz, Universidade Federal do Pará

Atualmente estuda Engenharia Florestal na UFPA e é bolsista no laboratório BIOTEC. 

Dhyene Rayne dos Santos Becker, Universidade Federal do Pará

Mestre em Biodiversidade e Conservação - PPGBC - Universidade Federal do Pará, campus de Altamira (2020-2022) e especialista em Gestão Ambiental. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Pará, campus de Altamira (2015-2020) Graduada em Administração na Universidade Metodista de São Paulo, campus Altamira-Pará. (2015-2019). Experiência em gestão de projetos ambientais (Licenciamentos ambientais, LAR, CAR) e gestão de projetos agropecuários.

Kleslie de Carvalho Moraes, Universidade Federal do Pará

Concluiu o ensino médio na E.E.F.M. Maria Antonieta Serra Freire em 2012. Entrou em 2014 na Universidade Federal Rural da Amazônia, graduanda no curso de Agronomia. 

Mauro Junior Borges Pacheco, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando do Curso de Agronomia do 7° Semestre na Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia. Foi bolsista de extensão do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Hodiernamente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRA, é integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo e Fertilidade do Solo (GPEMFS) da UFRA. Desenvolve estudos na área de ciência do solo, com ênfase em fertilidade, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, análise de solos, microbilogia do solo, utilização de bioestimulantes - promotores de crescimento, Adubação de diversas culturas da Amazônia e nacionais , Sistemas, Técnicas e Práticas de Manejo e conservação do solo e Produção vegetal.

Raírys Cravo Herrera, Universidade Federal do Pará

A Dra. Raírys Cravo Herrera possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Agronomia-Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Agronomia-Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras (2006). Em 2006, foi bolsista pós-doutorado júnior (PDJ-FAPEMIG) da Universidade Federal de Lavras (2006) e, em 2007, atuou como bolsista DCR-CNPq/FAPESPA da Universidade Federal do Para (UFPA). Desde 2008, é Professora Efetiva da UFPA (Associado III nos dias de hoje), do Campus Universitário de Altamira. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas nativas e medicinais, propagação de plantas, cultura de tecidos e biotecnologia. Tem atuado na área de Educação em saúde; Prevenção de zoonoses e adoção responsável. Foi conselheira de conselho municipal de meio ambiente. Foi designada para compor o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea, como membro suplente do/a representante das Sociedades Protetoras dos Animais, para o primeiro mandato de 2 (dois) anos, segundo Portaria no. 5.278, de 08/11/2021 - DOU - sec.02.

Roberto Cezar Lobo da Costa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Ciências Biológicas (Biologia) pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1999). Desde Março/2015, é professor aposentado da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA - Campus Belém/PA) e, atualmente (desde Abril/2019) professor visitante sênior (CAPES) da Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Altamira/PA). Tem experiência na área de Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Ciências Biológicas (Biologia - Licenciatura), com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Redutase do nitrato; Fixação de N2; Estresse hídrico; Glutamina sintetase; Leghemoblobina; Fisiologia da produção; Fisiologia e metabolismo do estresse; Bioquímica de macromoléculas; Ecofisiologia de cultivos agrícolas; Agroecossistema Amazônicos; Vigna unguiculata (L.) walp; Espécies agricolas e florestais da Amazônia Legal.

Publicado

2021-08-22

Artículos más leídos del mismo autor/a