Biogas production through anaerobic codigestion of industrial and urban organic waste

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0035

Keywords:

Bioenergy, Anaerobic biodigestion, Organic waste, Renewable energy

Abstract

In order to minimize environmental impacts, such as contamination of soil, water and atmosphere, caused by the generation of residues from agribusiness, livestock and urban centers, the energy use of these residues appears as an alternative. Characterized as a biological treatment technology, anaerobic biodigestion, besides reducing the organic matter content of the waste, produces biogas capable of generating energy. Because several variables and conditions affect the production of this biofuel, organic waste codigestion positively adds, in many cases, in the efficiency of biogas production, taking into account the reach of a better nutrient condition, as well as the temperature factor of great importance. The objective of this work, therefore, was to determine the potential for biogas generation from effluent codigestion from the production of parboiled rice with organic solid waste from the University Restaurant of the Federal University of Pelotas and other codigestion using only the waste generated by the University Restaurant. The experiment was performed for 252 hours at room temperature and at 35° C. As main result, it was observed that the effluent codigestion from the rice parboiling process maintained at 35° C showed higher efficiency in the production of biogas with a volume of approximately 7.45 dm³.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Willian Cézar Nadaleti, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Pará (1997) e mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - BADPI/INPA (2001) e doutorado em Ciências Marinhas e Tropicais pela Universidade Federal do Ceará - UFC/LABOMAR (2017). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará, campus Santarém atuando em Microbiologia Geral e Aplicada, Microbiologia Ambiental e do Pescado, Diversidade e Ecologia Microbiana, e Biologia Geral e da Amazônia.

Vitor Alves Lourenço, Universidade de São Paulo

Engenheiro Ambiental e Sanitarista formado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde desenvolveu pesquisas acerca da produção de biogás e metano via digestão anaeróbia de efluentes industriais e sua codigestão com resíduos sólidos orgânicos. Obteve título de mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPel no primeiro semestre de 2020, tendo como tema de sua dissertação a produção de biodiesel e metano a partir de subprodutos, resíduos e efluentes da indústria arrozeira. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Universidade de São Paulo (USP), onde investiga a produção de hidrogênio e metano via codigestão anaeróbia de resíduos agroindustriais. Ademais, é membro do Laboratório de Engenharia Ambiental da UFPel e dos grupos de pesquisa "Engenharia Ambiental e de Energia" e "Estudos em energia, poluição atmosférica e gases de efeito estufa" certificados pelo Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes - CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0196296013).

Gabriel Borges dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFPel. Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Detém experiência na área de coleta e análise de Qualidade de Água e Efluentes.

Eduarda Gomes de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Aluna graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade NEPERS. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura PBA / Extensão participando atualmente do Projeto Adote Uma Escola.

Gabriel Américo Alves dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária

Anaís França de Matos Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal de Pelotas. Foi bolsista de Extensão no Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade (NEPERS). Possui experiência em análises físico-químicas de efluentes industriais, processo de compostagem e trabalhos externos em cooperativas de materiais recicláveis. Atualmente bolsista no Laboratório de Engenharia Ambiental e de Energia(LEAE), na área de biocombustíveis, planejamento energético e economia circular. 

Anderson Gabriel Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. 
Atualmente fazendo parte como voluntário do grupo de pesquisa na área científica do Laboratório de Engenharia e Energia - LEAE no Centro de Engenharias - CEng da Universidade Federal de Pelotas. 
Atuando no projeto de desenvolvimento de células unitárias a combustível tipo óxido sólido a base de CaZrO3 no grupo de pesquisa do LEAE.
Desenvolvendo estudos na área de biocombustíveis, energias renováveis, biogás e biodiesel. 
Trabalhando com Projetos Integradores Centro de Engenharias - CEng da UFPel.

Victoria Huch Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola de ensino médio Érico Veríssimo(2012).

Luciano Borges Burgo Júnior, Universidade Federal de Pelotas

Graduando da área da Engenharia Ambiental e Sanitária, 21 anos, bolsista do laboratório de engenharia ambiental e energias. 

Bruno Müller Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Especialização em Docência na Educação Profissional na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (2009). Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais. Professor da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Centro de Engenharias, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas. Além de atuar como docente é o atual Presidente da Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares (CPPAD/UFPel).

Renan de Freitas Santos, Universidade Federal de Pelotas

Bolsista de extensão, atualmente, da Universidade Federal de Pelotas.

Published

2020-07-06

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)