Monitoramento e identificação de grupos poluentes da Lagoa Mirim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0020

Palavras-chave:

Monitoramento, Lagoa mirim, Matriz de correlação

Resumo

Localizada na costa atlântica da América do Sul, a bacia hidrográfica da Lagoa Mirim ocupa 47.362 km² de aporte direto, e 55.110 km² quando inclusa a faixa litorânea. Ela apresenta um elevado índice de poluição de origem agrícola em consequência da extensão territorial das áreas utilizadas para tal fim. Outro importante fator que contribui para a poluição dessa lagoa é o lançamento de esgoto urbano e industrial não tratado no canal São Gonçalo, onde ocorre a interligação da Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos. Sendo assim, esse estudo teve como objetivo a aplicação do uso de métodos estatísticos multivariados tais como a AF/ACP para analisar a qualidade das águas desse recurso hídrico. Para isto, foram realizadas coletas de amostras de água ao longo dos anos 2014, 2015 e 2016 em 8 pontos de monitoramento da Lagoa Mirim as quais foram análisadas 10 parâmetros de qualidade hídrica. Pode-se observar que, de forma geral, as variáveis apresentaram forte correlação umas com as outras.. Foram encontrados 4 componentes principais de qualidade para o corpo hídrico aqui estudado, com uma variância explicada acumulada de 80,24%, que são relativos a, principalmente, poluição agrícola e de origem urbana. Esses resultados atestam a relevância do uso de métodos estatísticos para o monitoramento dessa Lagoa, bem como dão uma ideia dos processos que influenciam nas qualidades de suas águas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Heitor Kunst Valentini, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando do Programa de Pós Graduação-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFSul) - Campus Camaquã.

Gabriel Borges dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFPel. Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Detém experiência na área de coleta e análise de Qualidade de Água e Efluentes.

Victória Huch Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

Andressa Dröse, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui experiência na área de Análise de Qualidade da Água, atuando em análise laboratorial e coleta de amostras. Também possui experiência na área de licenciamento ambiental.

Beatriz Müller Vieira

Química Industrial

Mestre e Doutora em Química

Francine Vicentini Viana, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Atualmente trabalha no laboratório de análise de águas e efluentes da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (UFPEL). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição, fitorremediação, biorremediação, iqa e precipitação.

Marília Guidotti Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Especialista em Educação de Química pelo Centro Universitário Claretiano e técnica em química pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Atualmente é doutoranda em química pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (FURG) e técnica de laboratório (área química) da Universidade Federal de Pelotas. Coordena juntamente com outros servidores o Laboratório de Análise de Águas e Efluentes da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), atuando nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental. 

Hugo Alexandre Soares Guedes, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Engenharia Agrícola (Recursos Hídricos e Ambientais) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (Centro de Engenharias - Engenharia Civil), atuando nas áreas de Hidráulica, Sistemas Urbanos de Água e Drenagem Urbana. Membro permanente e coordenador adjunto (2019-2021) do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (Mestrado e Doutorado) da UFPel. Pesquisador inserido nos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura (UFV), Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas (UFPel), Rede Temática de Bio-óptica Aquática (UFPel) e Análise Ambiental (UFPel). Revisor de periódicos nacionais e internacionais, tais como: Water Resources Management, Remote Sensing, Annual Research & Review in Biology, Revista Mineira de Recursos Hídricos, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Environmental Monitoring and Assessment, Revista Ambiente & Água, Engenharia Agrícola, Ciência Rural, Engenharia Sanitária e Ambiental, Revista Brasileira de Recursos Hídricos e Revista Brasileira de Ciências Ambientais. Membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Concluiu orientações e co-orientações de alunos de graduação, mestrado e doutorado (UFPel e UFV) nas áreas de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Atualmente, suas linhas de pesquisa concentram-se na modelagem da qualidade de água em bacias hidrográficas, dispersão de poluentes em ambientes aquáticos, autodepuração, modelagem hidrológica, sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto aplicado aos recursos hídricos, planejamento e gestão sustentável dos recursos hídricos e modelagem ecológica em ecossistemas aquáticos. E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br.

Willian Cézar Nadaleti, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente Professor Adjunto do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, integrando o colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmb. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UNESP (2012), graduação em Física - Lic. pela UTFPR (2014), mestrado em Engenharia de Energia pela Unioeste (2014) e doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2017). Parte do doutorado foi desenvolvido no Institute of Thermal Technology - Silesian University of Technology (ITT-SUT/Polônia) e na Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha) com financiamento do Programa Erasmus Mundus/European Funds e CAPES/PDSE. Realizou pós-doutorado no exterior na área de Engenharia de Energia, ITT-SUT/Polônia (2018) e pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, UFSC (2019) com financiamento do CNPq/PDJ. Desenvolve pesquisa nas áreas de Engenharia Ambiental e de Energia, com ênfase em energia da biomassa, atuando principalmente nos seguintes temas: Conversão e Aproveitamento de Biogás/Hidrogênio; Controle e Fenômenos de Transporte da Poluição Atmosférica; Energias Renováveis; Energy Planning & Management. Nessas áreas, conduz projetos financiados pela Fundação Carolina (Espanha), República da Polônia, União Europeia/European Funds e CNPq. Coordenador do Laboratório de Engenharia Ambiental e Energia - LEAE da UFPel. 

Bruno Müller Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Especialização em Docência na Educação Profissional na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (2009). Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais. Professor da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Centro de Engenharias, atuando no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Além de atuar como docente é o atual Presidente da Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares (CPPAD/UFPel).

Downloads

Publicado

2020-04-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>