Traditional knowledge of fishermen on the sweet freshwater stingrays in the Amazon region

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0015

Keywords:

Ethnoictiology, Stingrays, Fresh Water, Fishermen, Amazon

Abstract

Ethnoscience emerges as an important tool integrates of academic knowledge and fishermen knowledge. The objective of the present study is analysis of the socio-economic profile and traditional knowledge about freshwater stingrays from reports of fishermen in the municipality of Barcelos, Amazonas. A total of 54 fishermen were interviewed who were affected by accidents with stingrays. We observed the number of 89.0% was male, is demonstrates the maintenance of the fishing techniques being passed on by the families the children and young people. The majority of accidents occur with fishermen over 50 years old (62.2%). There is predominance of the use hand net which is a type of active fishing in which it does not cause any injury to the animals. According to the traditional knowledge the identification of species from a guide, showed that only 2.0% didn´t identified the five species present in the middle River Negro. Among the symptoms pointed out by the fishermen after the accidents, pain, edema and sometimes necrosis were mentioned. It will be possible to assist fresh fishermen on how accidents, localities and poisoning mechanisms have occurred, as well as how fishermen used them to minimize the effects of the injury. The information generated here can serve as a basis for the riverside to be injured by freshwater stingrays have a way to mitigate or even eliminate the pain caused by the venom present in the stingers of these animals so feared by the people bordering the Amazon.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriano Teixeira de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas

É graduado em Biologia pela Universidade do Estado do Amazonas (2005), possui Mestrado (2008) e Doutorado(2013) em Diversidade Biológica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), atuando no Campus Manaus Centro. È professor permanente no Programa de Pós Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (CIPET) da UFAM e do Programa de Pós Graduação Profissional de Ensino Tecnológico do IFAM. Atualmente possui um projeto financiado pela FAPEAM/CNPq-PPP onde realiza pesquisas sobre ecofisiologia e caracterização de parasitas sanguíneos de arraias de água doce da Região Metropolitana de Manaus, Amazonas. Possui 32 artigos publicados em periódicos, 7 capítulos de livros, 10 trabalhos completos em eventos, 32 resumos expandidos, 105 resumos, orientou 56 monografias de graduação, 1 tese de doutorado, 4 dissertações de mestrado, 4 iniciação científica e 7 iniciações científicas-jr. Atualmente orienta e co-orienta dois alunos de doutorado e orienta três alunos de mestrado. Atua na linha de pesquisa de Ecofisiologia Comparada, onde desenvolve pesquisas na área de hematologia, citoquímica e ultraestrutura, associada aos ambientes naturais em peixes ornamentais, peixes comestíveis, jacarés, testudineos e com especial ênfase nas arraias de água doce. Também vem atuando na linha de pesquisa de etnoictiologia de peixes ornamentais, peixes empregados na pesca esportiva e comestível. Atua em metodologias alternativas para o ensino dos integrantes do reino Animal e suas correlações diretas e indiretas na área Biológica.

Daniel da Silva Ladislau, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado do Amapá-UEAP (2015), mestrado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2017). Discente de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (PREP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, orientado pelo Dr. Éder André Gubiani. Membro do Núcleo de Estudos de Vertebrados Amazônicos-NEVA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Atua na área de pesquisa em Manejo de recursos pesqueiros de águas interiores, com ênfase em Limnologia e Etnoictiologia.

Maiko Willas Soares Ribeiro, Universidade Nilton Lins

Possui graduação em Produção Pesqueira pela Universidade do Estado do Amazonas (2013), Especialista em Educação Ambiental pela universidade Federal do Amazonas e Mestre pela Universidade Nilton Lins/INPA. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros, com enfase em fisiologia e comportamento de peixes amazônicos e ornamentais. Atua também na área de conhecimento tradicional de pescadores e sustentabilidade e educação ambiental. 

Lucas Areias Bassul, Instituto Federal do Espírito Santo

Técnico de laboratório na área de pesca e aquicultura do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma. Possui formação no ensino médio integral com Técnico em Aquicultura no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma. Atualmente cursando o ensino superior em Engenharia de Pesca no Ifes - Campus Piúma. Possui curso Menor Aprendiz em Manutenção e Mecânica de maquinas industriais. Tem experiência na área de maricultura com cultivo e reprodução de moluscos bivalves, e piscicultura marinha em sistema de recirculação. Experiencia, também, em gestão e logísticas de frotas de embarcações artesanais pesqueiras. 

Antônia Jaqueline Vitor de Paiva, Instituto Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC). Foi bolsista entre os anos de 2016-2017 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), por meio do projeto Uirapuru que desenvolve mecanismos alternativos para o ensino de Química. Foi bolsista entre os anos de 2018-2019 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica com o projeto intitulado "Quantificação dos teores de fenóis e flavonoides e avaliação da atividade antioxidante em Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC´s). Atualmente cursando pós-graduação em Libras e em Educação Inclusiva na Universidade Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e aperfeiçoamento em Tradutor e Intérprete em Libras no Instituto Amigos da Família e da Escola.

Leonardo Demier Cardoso, Instituto Federal do Espírito Santo

Médico Veterinário (2011), Mestre (2013) e Doutor (2017) em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Henrique David Lavander, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes / Campus Piúma, no curso Técnico em Aquicultura e na Graduação em Engenharia de Pesca. Possui Graduação em Engenharia de Pesca (2009), Mestrado (2013) e Doutorado (2018) pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Têm experiência na área de maricultura com cultivo e reprodução de moluscos bivalves marinhos, e piscicultura marinha em sistema de recirculação. Coordenador do Laboratório de Malacocultura do Ifes campus Piúma, desde 2017, atualmente desenvolve pesquisas em Maricultura e Recursos Pesqueiros Marinhos. 

Douglas da Cruz Mattos, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007). Tem experiência na área de Zootecnia e Zoologia, com ênfase em Produção Animal, atuando na área de Reprodução e Nutrição de Organismos aquáticos. 

Ariany Rabello da Silva Liebl, Universidade Federal do Amazonas

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010) e Mestrado em Aqüicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2013). É Doutora em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2019). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Piscicultura, Ranicultura, Nutrição e Fisiologia de Peixes, Aminoácidos na Nutrição de Peixes. 

Paulo Henrique Rocha Aride, Instituto Federal do Amazonas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1995), mestrado e doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998/2003). Atualmente é Professor Permanente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFAM - Campus Manaus Centro), Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos da Universidade Federal do Amazonas (CIPET / UFAM), Professor do ProfEPT (IFES Nacional) e Pesquisador colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LEEM / INPA). Atuando principalmente nos seguintes temas: Piscicultura, Limnologia, Fisiologia animal aplicada e Ecologia

Published

2020-02-27

Most read articles by the same author(s)