Evaluation of coumarin content and antifungal activity of Cumaru oil fractions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0008

Keywords:

Fungitoxic Action, Alternative Control, Dipteryx sp., Fixed oils

Abstract

Cumaruzeiros are neotropical trees originating from Central and South American countries. The fruits stand out for their commercial and phytotherapic potentialities, and their seeds, for over a century, have been marketed by Amazonian extractivists. This study aimed to analyze the coumarin content (1,2-benzopyrone) and the antifungal activity of oil fractions obtained from cumaru seeds produced in the municipality of Alenquer, Pará, Brazil. The fractions were obtained by successive cold extractions using Hexane P.A., Dichloromethane P.A., and 96% Ethyl Alcohol P.A. The 1,2-benzopyran content in the fractions was chemically analyzed by Thin Layer Chromatography (CCD) and Mass Spectrometry Coupled Gas Chromatography (GC-MS). In the antifungal assay, fractions were diluted in potato-dextrose-agar (BDA) culture medium to obtain concentrations of 10%, 20%, 30%, 40% and 50% and poured into Petri dishes for phytopathogen deposition. after solidification. Control consisted of fungus sowing only in BDA medium. The phytopathogen Colletotrichum musae isolated from banana was used as a challenge. The highest yield was obtained in hexane fraction (14.4%), and coumarin isolated from this fraction corresponded to 3.4% of this yield. The dichloromethane fraction was the most effective in reducing the phytopathogen mycelial growth at all concentrations tested.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Cristine Martins de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Técnica em Laboratório na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - PPGSND (UFOPA). Mestra em Ciências Ambientais - PPGRNA (UFOPA). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA, Santarém, PA). Possui experiência no Ensino de Ciências, e como pesquisadora, experiência em Fitopatologia e Química de Produtos Naturais, com ênfase no controle alternativo de doenças de plantas utilizando óleos e extratos vegetais.

Lauro Euclides Soares Barata, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, Institut de Chimie des Substances Naturelles. Professor Visitante da University of London, School of Pharmacy. Foi Assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade Federal do Oeste do Pará (2017) e Pesquisador associado ao laboratório Thomson de Espectrometria de Massas da UNICAMP até 2017) e Pesquisador Associado ao Lab de Cromatografia do IQ-UNICAMP. Professor do mestrado e doutorado da UFOPA. Consultor - SEBRAE-PA, FINEP; FAPESP, FAPESPA e INCT-Mudanças Climáticas Supervisionado por Prof. Carlos Nobre. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica e Fitoquímica, Óleos essenciais e extratos de Plantas Aromáticas e Plantas Medicinais aplicadas á Medicamentos e Cosméticos. Tem parceria com as ONGs Imaflora e Saúde & Alegria. Cooperação com Empresas de diferentes setores no Brasil. Consultor de Empresas da área Farmacêutica e Cosmética. É Diretor da Empresa Amazon Natural Products Consultancy.

Caroline Gomes Macêdo, Universidade Federal do Pará

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2008), Especialista em Analises Clinicas e Toxicológicas pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2012), Especialização em EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES DO SUS pelo Hospital Sírio-Libanês, (2013) , Mestrado em Biociências/UFOPA (2017) e Doutoranda em Biotecnologia/UFPA (2018). 

Sidney Santos Fraga, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará(2018).

Aline Aparecida München Kasper, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Obteve o título de mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016). Atualmente é doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, na linha de pesquisa Recursos Naturias, Biodiversidade e Bioprospecção na Amazônia. Possui experiência em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente na extração e caracterização de substâncias bioativas, controle alternativo, microbiologia e atividade citotóxica de produtos naturais. 

Katiane Araújo Lourido, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia PPGRNA/UFOPA, Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Possui experiência na área de Biologia com ênfase no Ensino de Ciências e Biologia. Controle de fitopatógenos com o uso de óleos e extratos vegetais, extração de produtos naturais. 

Geomarcos da Silva Paulino, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel em Ciências Agrárias (2017) e Bacharel em Agronomia (2018) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Mestrando em Recursos Naturais da Amazônia, Universidade Federal do Oeste do Pará. Integrante do grupo de pesquisa Microbiologia Aplicada à Sustentabilidade da Amazônia - Micro Amazônia. 

Everton Cristo de Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

formado no Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e Pós-graduação com título de Master Science (M.Sc.) em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2008). Trabalhou no Projeto Floresta em Pé (MMA/IBAMA) em Santarém com comunidades no PA Mojú I e II, área de entorno da BR-163 . Tem experiência na área de Silvicultura, Sementes Florestais, Manejo de recursos florestais não madeireiros e Sistemas de Informações Geográficas para o planejamento florestal. Atualmente é Professor Adjunto C1 do Curso de Engenharia Florestal no Instituto de Biodiversidade e Florestas da Universidade Federal do Oeste do Pará e Doutorando no Programa de Pós-Graduação Sociedade Natureza e Desenvolvimento da UFOPA.

Adilson Sartoratto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005-2008) e químico do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nas seguintes áreas: HPLC, óleos essenciais, cromatografia gasosa, GC-MSD e SPME.

Denise Castro Lustosa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão, mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora Associado Nível 1, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com experiência principalmente nos temas: Trichoderma e óleos vegetais no controle alternativo de doenças de espécies agrícolas e florestais e, Trichoderma na promoção de crescimento de espécies florestais.

Published

2018-07-03

Most read articles by the same author(s)