Sistema Sócio ecológico de Uso dos Recursos Florestais por Comunidades na Região de Santarém, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.005.0020

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Recursos Florestais, Uso da Terra, Fuzzy Set, Amazônia

Resumo

As comunidades amazônicas, sejam ribeirinhas ou assentadas, ainda têm muita dificuldade em se desenvolver de forma sustentável. Este artigo buscou identificar se o Indicador de Desenvolvimento Econômico e Social (IDES), nas unidades de ocupação em estudo, está condicionado ao uso sustentável dos recursos florestais, foi utilizada a Análise Qualitativa Comparativa, com apoio da lógica de conjuntos difusos. Os resultados indicaram que a condição causal ideal era sistema de recurso aliado a sistema de governança para que o IDES pudesse ocorrer de forma satisfatória. Concluímos que o uso sustentável dos recursos florestais proporciona melhoria socioeconômica para as comunidades, desde que o uso seja realizado respeitando-se as leis ambientais e as normas da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Cristo de Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Sou formado no Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e Pós-graduação com título de Master Science (M.Sc.) em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2008). Trabalhou no Projeto Floresta em Pé (MMA/IBAMA) em Santarém com comunidades no PA Mojú I e II, área de entorno da BR-163 . Tem experiência na área de Silvicultura, Sementes Florestais, Manejo de recursos florestais não madeireiros e Sistemas de Informações Geográficas para o planejamento florestal. Atualmente é Professor Adjunto C1 do Curso de Engenharia Florestal no Instituto de Biodiversidade e Florestas da Universidade Federal do Oeste do Pará e Doutorando no Programa de Pós-Graduação Sociedade Natureza e Desenvolvimento da UFOPA. 

João Ricardo Vasconcellos Gama, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará - FCAP (1996) - hoje Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor na área de Manejo Florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), tem experiência em Manejo de Ecossistemas Florestais com ênfase em Sistemas Silviculturais, Inventário Florestal, Cadeia Produtiva de Produtos Florestais e Manejo de Produto Florestal Não Madeireiro. Líder do grupo de pesquisa de Manejo em Ecossistemas Amazônicos (MECA). Integra a equipe de docentes permanentes do Programa de Doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da UFOPA.

Downloads

Publicado

2019-10-12

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)