Avaliação do teor de Cumarina e atividade antifúngica de frações de Óleo de Cumaru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0008

Palavras-chave:

Ação fungitóxica, Controle alternativo, Dipteryx sp., Óleos fixos

Resumo

Os cumaruzeiros são árvores neotropicais originárias de países da América Central e América do Sul. Os frutos destacam-se quanto às potencialidades comerciais e fitoterápicas, e suas sementes, há mais de um século, são comercializadas por extrativistas da Amazônia. Este estudo teve por objetivo analisar o teor de cumarina (1,2-benzopirona) e a atividade antifúngica de frações de óleo obtidas de sementes de cumaru produzidas no município de Alenquer, Pará, Brasil. As frações foram obtidas por extrações sucessivas à frio, tendo como solventes Hexano P.A., Diclorometano P.A., e Álcool Etílico P.A. a 96%. O teor da 1,2-benzopirona nas frações foi analisado quimicamente por Cromatografia em Camada Delgada (CCD) e por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massa (CG-EM). No ensaio antifúngico, as frações foram diluídas em meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA) para obtenção das concentrações de 10%, 20%, 30%, 40% e 50% e vertidas em placas de Petri, para deposição do fitopatógeno após solidificação. O controle consistiu do semeio do fungo apenas em meio BDA. Utilizou-se como desafiante o fitopatógeno Colletotrichum musae isolado da banana. O maior rendimento foi obtido na fração hexânica (14,4%), e a cumarina isolada dessa fração correspondeu a 3,4% desse rendimento. A fração diclorometânica foi a mais efetiva na redução do crescimento micelial do fitopatógeno, em todas as concentrações testadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Cristine Martins de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Técnica em Laboratório na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - PPGSND (UFOPA). Mestra em Ciências Ambientais - PPGRNA (UFOPA). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA, Santarém, PA). Possui experiência no Ensino de Ciências, e como pesquisadora, experiência em Fitopatologia e Química de Produtos Naturais, com ênfase no controle alternativo de doenças de plantas utilizando óleos e extratos vegetais.

Lauro Euclides Soares Barata, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, Institut de Chimie des Substances Naturelles. Professor Visitante da University of London, School of Pharmacy. Foi Assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade Federal do Oeste do Pará (2017) e Pesquisador associado ao laboratório Thomson de Espectrometria de Massas da UNICAMP até 2017) e Pesquisador Associado ao Lab de Cromatografia do IQ-UNICAMP. Professor do mestrado e doutorado da UFOPA. Consultor - SEBRAE-PA, FINEP; FAPESP, FAPESPA e INCT-Mudanças Climáticas Supervisionado por Prof. Carlos Nobre. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica e Fitoquímica, Óleos essenciais e extratos de Plantas Aromáticas e Plantas Medicinais aplicadas á Medicamentos e Cosméticos. Tem parceria com as ONGs Imaflora e Saúde & Alegria. Cooperação com Empresas de diferentes setores no Brasil. Consultor de Empresas da área Farmacêutica e Cosmética. É Diretor da Empresa Amazon Natural Products Consultancy.

Caroline Gomes Macêdo, Universidade Federal do Pará

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2008), Especialista em Analises Clinicas e Toxicológicas pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2012), Especialização em EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES DO SUS pelo Hospital Sírio-Libanês, (2013) , Mestrado em Biociências/UFOPA (2017) e Doutoranda em Biotecnologia/UFPA (2018). 

Sidney Santos Fraga, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará(2018).

Aline Aparecida München Kasper, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Obteve o título de mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016). Atualmente é doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, na linha de pesquisa Recursos Naturias, Biodiversidade e Bioprospecção na Amazônia. Possui experiência em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente na extração e caracterização de substâncias bioativas, controle alternativo, microbiologia e atividade citotóxica de produtos naturais. 

Katiane Araújo Lourido, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia PPGRNA/UFOPA, Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Possui experiência na área de Biologia com ênfase no Ensino de Ciências e Biologia. Controle de fitopatógenos com o uso de óleos e extratos vegetais, extração de produtos naturais. 

Geomarcos da Silva Paulino, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel em Ciências Agrárias (2017) e Bacharel em Agronomia (2018) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Mestrando em Recursos Naturais da Amazônia, Universidade Federal do Oeste do Pará. Integrante do grupo de pesquisa Microbiologia Aplicada à Sustentabilidade da Amazônia - Micro Amazônia. 

Everton Cristo de Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e Pós-graduado com título de Master Science (M.Sc.) em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2008). Trabalhou no Projeto Floresta em Pé (MMA/IBAMA) em Santarém com comunidades no PA Mojú I e II, área de entorno da BR-163 . Tem experiência na área de Silvicultura, Sementes Florestais, Manejo de recursos florestais não madeireiros e Sistemas de Informações Geográficas para o planejamento florestal. Atualmente é Professor Adjunto C1 do Curso de Engenharia Florestal no Instituto de Biodiversidade e Florestas da Universidade Federal do Oeste do Pará e Doutorando no Programa de Pós-Graduação Sociedade Natureza e Desenvolvimento da UFOPA.

Adilson Sartoratto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005-2008) e químico do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nas seguintes áreas: HPLC, óleos essenciais, cromatografia gasosa, GC-MSD e SPME.

Denise Castro Lustosa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão, mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora Associado Nível 1, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com experiência principalmente nos temas: Trichoderma e óleos vegetais no controle alternativo de doenças de espécies agrícolas e florestais e, Trichoderma na promoção de crescimento de espécies florestais.

Downloads

Publicado

2018-07-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)