Análise fitoquímica e atividade antimicrobiana do extrato etanólico do resíduo madeireiro de Hymenaea courbaril L.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0006

Palavras-chave:

Fitoquímica, Jatobá, fitopatógenos

Resumo

O aproveitamento dos resíduos madeireiros do gênero Hymenaea (família Fabaceae) apresenta-se como oportunidade para o desenvolvimento de produtos por apresentar em sua constituição química compostos bioativos com propriedades biológicas. Neste contexto, objetivou-se verificar a composição química do extrato etanólico e frações de galhos de Hymenaea courbaril e avaliar a atividade antimicrobiana frente a fungos fitopatogênicos. O material utilizado na pesquisa foi obtido de resíduos florestais de árvores de Jatobá (Hymenaea courbaril) provenientes da área de manejo localizada próximo a cidade de Santarém, Pará, Brasil. O material foi desdobrado para obtenção de serragem, a qual foi seca em estufa a 40°C por 96 horas e extraídos em álcool etílico no aparelho de Soxhlet e em seguida o solvente foi removido, obtendo-se a média dos rendimento dos extratos de 16,09%. Realizou-se a caracterização fitoquímica dos extratos de Hymenaea courbaril por Cromatografia em Camada Delgada (CCD) e por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massa (CG-EM). Avaliou-se a ação fungitóxica dos extratos por meio da concentração inibitória mínima (CIM), e Concentração Fungicida Mínima (CFM) para os fungos Fusarium oxysporum, Aspergillus niger, Macrophomina phaseolina, Aspergillus parasiticus e Sclerotinia sclerotiorum. As classes de compostos presentes no extrato e frações de Hymenaea courbaril detectadas por CCD e CG-EM foram os ácidos graxos, terpenos, fitoesterois, taninos e flavonoides. Na CIM verificou-se atividade antimicrobiana para todos fungos testados, sendo Macrophomina phaseolina, o microrganismo mais sensível, apresentando ação inibitória entre 1000 µg.mL-1 até 15,625 µg.mL-1, concluindo-se que Hymenaea courbaril pode ser uma promissora fonte alternativa no controle de fungos fitopatogênicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Freitas de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Ciências ambientais pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - SND/ UFOPA. Mestre em Ciências Florestais, com ênfase em Tecnologia de Produtos Florestais e da madeira pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário da Amazônia - UNAMA (em andamento). Graduação em Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Possui experiência nas áreas de engenharia, tecnologia da madeira, recursos naturais, ciências agrárias, fitopatologia, Microbiologia e química de produtos naturais. Participou do Intercâmbio internacional (Bolsista Santander) na Universidad de Salamanca (USAL) para realização do Curso de Lengua y Cultura Española (Lengua española y ampliación de léxico) e do intercâmbio nacional no Instituto de química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD).

Aline Aparecida Munchen Kasper, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Obteve o título de mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016). Atualmente é doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, na linha de pesquisa Recursos Naturias, Biodiversidade e Bioprospecção na Amazônia. Possui experiência em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente na extração e caracterização de substâncias bioativas, controle alternativo, microbiologia e atividade citotóxica de produtos naturais.

José Jeosafa Vieira de Sousa Júnior, Universidade Federal do Oeste do Pará

Formação técnica em Biodiagnóstico pelo Centro de Ensino Profissionalizante Esperança - CEPES (2008). Graduação em Farmácia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior -IESPES (2015). Experiência profissional em análises Clinicas LCM (2009-2013) e LABORSAN (2013-2014). Atualmente é Técnico no Laboratório de Microbiologia - LABMICRO, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva - ISCO da UFOPA. Desenvolve pesquisa em Ciências Farmacêuticas, com isolamento, identificação e caracterização de actrnobactérias, que produzam metabolítos de interesse biotecnológico.

Isabella Cristhina Gonçalves Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Química - Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Química, pela mesma instituição, com ênfase na área de Produtos Naturais e atuação em isolamento, elucidação estrutural e avaliação de metabólitos secundários bioativos de Platonia insignis. Cursou doutorado no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde desenvolveu estudos na área de bioprospecção de fungos endofíticos associados à espécie vegetal Platonia insignis, na busca por metabólitos bioativos.

Adilson Sartoratto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005-2008) e químico do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nas seguintes áreas: HPLC, óleos essenciais, cromatografia gasosa, GC-MSD e SPME.

Victor Hugo Pereira Moutinho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Tecnologia da Madeira pela Universidade do Estado do Pará(2006), mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras(2008) e doutorado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo(2012). Atualmente é Professor Adjunto, nível III da Universidade Federal do Oeste do Pará, Revisor de periódico da Revista de Ciências Agrárias (Belém), Revisor de periódico da Ciência da Madeira, Revisor de periódico da Pesquisa Florestal Brasileira (Online), Revisor de periódico da ADVANCES IN FORESTRY SCIENCE, Revisor de periódico da Scientia Forestalis e Revisor de periódico da FLORESTA E AMBIENTE. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. Atuando principalmente nos seguintes temas:variação longitudinal, variação radial, propriedades físicas da madeira, propriedades mecânicas do carvão.

Sílvia Katrine Rabelo da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Antibióticos (DAUFPE). Professor Adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Coordenadora do Laboratório de Microbiologia (UFOPA). Desenvolve pesquisa na área de Microbiologia Farmacêutica, com ênfase na investigação de substâncias bioativas produzidas por Actinobactérias isoladas da Amazônia.

Lauro Euclides Soares Barata, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, Institut de Chimie des Substances Naturelles. Professor Visitante da University of London, School of Pharmacy. Foi Assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade Federal do Oeste do Pará (2017) e Pesquisador associado ao laboratório Thomson de Espectrometria de Massas da UNICAMP até 2017) e Pesquisador Associado ao Lab de Cromatografia do IQ-UNICAMP. Professor do mestrado e doutorado da UFOPA. Consultor - SEBRAE-PA, FINEP; FAPESP, FAPESPA e INCT-Mudanças Climáticas Supervisionado por Prof. Carlos Nobre. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica e Fitoquímica, Óleos essenciais e extratos de Plantas Aromáticas e Plantas Medicinais aplicadas á Medicamentos e Cosméticos. Tem parceria com as ONGs Imaflora e Saúde & Alegria. Cooperação com Empresas de diferentes setores no Brasil. Consultor de Empresas da área Farmacêutica e Cosmética. É Diretor da Empresa Amazon Natural Products Consultancy.

Downloads

Publicado

2020-04-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)