Comparison of sludge drainage technologies with oil characteristics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0016

Keywords:

Sludge, Wastewater treatment, Sludge dewatering

Abstract

Sludge is the main by-product generated in industrial effluent treatment plants and represents a high cost for system operation due to the large volume generated, the need for treatment and destination. The choice of treatment technique depends on the characteristics of the sludge, which result from the type of effluent, the treatment process adopted at the stations and the chemical products used. From these characteristics it is possible to determine the best way to treat it. This work aimed to use a natural technique, gravitational dewatering using geotextiles, and a mechanized, pilot scale dewatering press for dewatering sludge from industrial effluent treatment plant with oily characteristics. The research was divided into phases, the first was the choice of the research sample and data collection, in the second stage the pilot projects were defined, built and tested and, finally, the obtained data was evaluated. Gravitational dewatering with geotextiles showed satisfactory results, however, to choose the best technique, other aspects must be considered in addition to volume reduction, such as operation and implantation cost, necessary area, cost with final destination, risks inherent to transport, time required for draining and energy consumption by the system. By scoring and comparing these criteria, the dewatering press was more efficient.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Iuly de Souza Tomelin , Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Formada em Técnico em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (UTFPR) e Engenharia Ambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Julio Cezar Rietow, Universidade Federal do Paraná

Doutorando e mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Cadeias Produtivas do Biogás pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É graduado em Engenharia Ambiental pela PUCPR. Foi bolsista DTI-B e integrante do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT - ETEs Sustentáveis). Foi pesquisador do Programa Paraná Clima, realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) do Paraná e Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). Foi Coordenador de Projetos Sustentáveis e Gestão Ambiental da SEDEST. Foi Jovem Profissional do Saneamento (JPS) da Câmara Temática Tratamento de Esgotos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Participou de vários projetos de pesquisa relacionados com as temáticas: reuso de água, secagem térmica e higienização de lodo de ETEs, desenvolvimento de software para estimativa da produção de biogás em reatores UASB (ProBio), medições de produção de biogás em ETEs, codisposição de lixiviado de aterro sanitário em ETEs, tratamento térmico de resíduos sólidos urbanos (RSU), entre outros projetos. 

Tiago Martins Bacovis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Ambiental graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) com pós-graduação em Análises Ambientais pela UFPR (2015). Mestrando em Gestão de Recursos Hídricos em rede nacional, na UTFPR, junto ao Programa ProfºÁgua, da ANA. Atualmente é chefe de Divisão dentro da Gerência de Outorgas do Instituto Água e Terra - IAT. Possui experiência na área de gestão de recursos hídricos.

Nelson Consolin Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1997 - Bolsista CAPES) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo - USP (2003 - Bolsista FAPESP). Realizou 3 Pós-doutorados (pesticidas/2006, biorreator/2007 e cianobactérias/2008) financiados pela FAPESP. Possui mais de seis dezenas de artigos em revistas internacionais com alto fator de impacto, além de vários trabalhos em congressos e patente registrada no INPI. Orientou e orienta alunos de conclusão de curso (TCC), Iniciação Científica (IC), Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental, , Recursos Hídricos e Qualidade de Água, Nanotecnologia, Polímeros Condutores etc.. Foi Representante Titular da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais do Acre, nomeado pelo Governador Binho Marques e pelo Reitor da UFAC Jonas de Souza Filho.Foi também, Coordenador da Proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (portaria 2896/2009-UFAC), sendo aprovada pela CAPES em abril/2011. Foi Bolsista Produtividade do CNPq (PQ), nível 2. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre (UFAC) em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR/CM (2013-2014). Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua). Coordena o laboratório de pesquisas em química e o laboratório de espectroscopia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é Professor Associado III DE da UTFPR Campus-Campo Mourão-Pr.

Rafaela da Silva Limons da Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Docente dos cursos de engenharia ambiental e engenharia civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do NDE do curso de Engenharia Ambiental. Atualmente é Conselheira Titular do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Paraná e Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Graduada em Engenharia Ambiental, pós-graduada em engenharia de campo SMS (segurança, meio ambiente e saúde) pelo Programa de Mobilização na área de Petróleo e Gás Natural na PUC -PR e mestre em Engenharia química com ênfase em monitoramento e controle ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutora em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuação nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de resíduos; tratamento de água, tratamento de efluentes e economia circular.

Altair Rosa, Pontifícia Universidade Cattólica do Paraná

Possui graduação em engenharia ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), mestrado em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) , doutorado Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período como Visiting Scholar na Virginia Tech University - EUA (2016) e Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil (2019). Atualmente é Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana - PPGTU na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor junto ao curso de e Arquitetura e Urbanismo. É revisor dos vários periódicos, faz parte do banco de avaliadores do INEP/MEC. Tem experiência na área de engenharia ambiental, com ênfase em planejamento urbano e ambiental integrado, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, saneamento ambiental, tecnologias alternativas de tratamento de água, esgoto e poluição difusa e drenagem urbana sustentável. Governança ambiental, governança democrática, desenvolvimento sustentável e políticas públicas.

Published

2022-07-02

Most read articles by the same author(s)