Alternativas aplicadas no diagnóstico de qualidade de água para o abastecimento rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.001.0019

Palavras-chave:

Alternativas, Qualidade da água, Mapeamento ambiental

Resumo

O presente trabalho avaliou em termos ambientais, as nascentes, poços escavados e os poços tubulares profundos utilizados como fonte de acesso a água potável na bacia hidrográfica do Rio São Matheus, no município de Terra Boa – PR. Foram realizadas análises laboratoriais para os parâmetros microbiológicos (Escherichia coli e coliformes totais) e físico-químicos (Ferro, Zinco, Manganês e de turbidez) das amostras coletadas. Após processamento laboratorial e exame estatístico dos dados, chegou-se aos seguintes resultados: 1) A maior parte das amostras coletadas em nascente apresentou níveis elevados de contaminação por E. Coli (75%) e coliformes totais (75%); 2) poços escavados rasos apresentaram contaminação em 80% dos casos analisados; 3) Foram observados valores de Fe acima do indicado pela portaria 05/2017 do Ministério da Saúde, especialmente nas amostras coletadas em poços tubulares profundos; 4) Os valores das análises de Fe e Zn permitiram observar uma clara distinção entre os diferentes tipos de mananciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidival Antonio Calderan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) (2010), Bacharel em Geografia (2011) e Especialização em Geografia, meio ambiente e Ensino ( 2012) pela mesma instituição. É especialista em Gestão da Vigilância em Saúde (2014) pela Escola de saúde pública do Paraná/ Universidade Estadual de Maringá. Possui mestrado em Gestão e regulação de recursos hídricos (2021) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campo Mourão, com projeto de pesquisa desenvolvido na aplicação de geotecnologias.

Cristiane Kreutz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012), com doutorado Sanduíche pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa (2011) e Pós-doutorado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (2019). É professora do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professora permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Área de Concentração: Regulação e Governança de Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes agroindustriais; análise do comportamento hidrodinâmico de reatores; recursos hídricos; resíduos sólidos e gestão ambiental.

Marcilene Ferrari Barriquello Consolin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Substâncias Húmicas, Íons Metálicos, Métodos Espectroscópicos. Atualmente é Professora Doutora Efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Campus de Campo Mourão.

Nelson Consolin Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1997 - Bolsista CAPES) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo - USP (2003 - Bolsista FAPESP). Realizou 3 Pós-doutorados (pesticidas/2006, biorreator/2007 e cianobactérias/2008) financiados pela FAPESP. Possui mais de seis dezenas de artigos em revistas internacionais com alto fator de impacto, além de vários trabalhos em congressos e patente registrada no INPI. Orientou e orienta alunos de conclusão de curso (TCC), Iniciação Científica (IC), Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental, , Recursos Hídricos e Qualidade de Água, Nanotecnologia, Polímeros Condutores etc.. Foi Representante Titular da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais do Acre, nomeado pelo Governador Binho Marques e pelo Reitor da UFAC Jonas de Souza Filho.Foi também, Coordenador da Proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (portaria 2896/2009-UFAC), sendo aprovada pela CAPES em abril/2011. Foi Bolsista Produtividade do CNPq (PQ), nível 2. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre (UFAC) em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR/CM (2013-2014). Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua). Coordena o laboratório de pesquisas em química e o laboratório de espectroscopia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é Professor Associado III DE da UTFPR Campus-Campo Mourão-Pr.

Marcos Silvano Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, atualmente é Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atua principalmente nos seguintes temas: Aplicativos Móveis, Engenharia de Software e Desenvolvimento de Jogos. 

Ericson Hideki Hayakawa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon, no curso de Graduação em Licenciatura em Geografia e no programa de pós-graduação (Mestrado) em Geografia. Também é docente no programa de pós-graduação - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua - UTF-PR - Campus de Campo Mourão. No período de 07/2015 a 07/2019 foi coordenador do programa de pós-graduação em Geografia da Unioeste ? Campus de MCR e desde 09/2021 é coordenador do curso de licenciatura em geografia. Desenvolve atividades de ensino e projetos de pesquisa e extensão na área de geotecnologias (sensoriamento remoto e geoprocessamento) e suas aplicações em geografia e geociências.

Publicado

2022-07-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)