Fitorremediação de solos contaminados por ferro (Fe) na forma de sulfato ferroso (FeSO4) utilizando a espécie Mimosa bimucronata (DC.) Kuntze
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0002Palavras-chave:
Maricá, Absorção, Latossolo RoxoResumo
Popularmente conhecida como Maricá ou arranha-gato, a Mimosa bimucronata (DC.) Kuntze é considerada uma árvore ou arbusto arborescente, aculeada, comumente com 3 a 10 m de altura, particularmente adaptável a diferentes tipos de solos e climas, apresenta alto poder germinativo (em média 70%), em suas características apresenta raiz pivotante muito comprida favorecendo a absorção de nutrientes e minerais do solo e tende a alcançar a maturidade em 7 anos. Na fitorremediação os vegetais podem atuar de forma direta ou indireta na redução ou remoção dos contaminantes. Na remediação direta, os compostos são absorvidos e acumulados ou metabolizados nos tecidos, através da mineralização dos mesmos. Na forma indireta, os vegetais extraem contaminantes das águas subterrâneas, reduzindo assim a fonte de contaminação ou quando a presença de plantas propicia meio favorável ao aumento da atividade microbiana, que degrada o contaminante. O seguinte trabalho teve como objetivo verificar a efetividade do uso de Mimosa bimucronata (DC.) Kuntze como espécie fitorremediadora em Latossolo Roxo contaminado por diferentes concentrações de ferro na forma de sulfato ferroso (FeSO4).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.