Avaliação do estado de conservação de mananciais de abastecimento público: estudo de caso na bacia do Rio Ernesto, Pitanga - PR
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0022Palavras-chave:
Instrumentos, Recursos Hídricos, Legislação, ProtocoloResumo
Diante da temática dos Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, este trabalho integra os aspectos legais relacionados às áreas de mananciais de abastecimento público e a necessidade de buscar alternativas para a conservá-las. O protocolo se mostrou uma ferramenta eficiente ao ser aplicado no rio Ernesto, manancial de abastecimento público do município de Pitanga-Pr. De acordo com os resultados obtidos, a ferramenta possibilitou encontrar medidas conservacionistas a serem adotadas em 3 dos 4 pontos analisados, que foram classificados como alterados e impactados, principalmente, pela falta de Áreas de Preservação Permanente, uso irregular do solo e presença de resíduos sólidos e líquidos na água em alguns dos locais observados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.