Análise de hormônios em águas residuárias e naturais, derivada da extração com ponteiras descartáveis e detecção por HPLC-FL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0042

Palavras-chave:

Hormônios, Preparo de amostra, DPX, HPLC-FL

Resumo

Contaminantes emergentes apresentam, em ambientes aquáticos naturais, concentrações muito baixas, situando-se na faixa de µg L-1 a ng L-1, em alguns casos, níveis de concentração ainda mais baixos já foram analisados, portanto, torna-se necessário que o preparo de amostras seja eficiente para concentrar e minimizar as interferências para a determinação desses contaminantes emergentes. Este trabalho envolveu um estudo em que, a partir do uso de ponteiras descartáveis (DPX) fez-se a extração dos contaminantes emergentes, no caso os hormônios femininos, a partir de águas residuarias e naturais. Após o procedimento de extração fez-se a determinação dos hormônios presentes nas amostras de água através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com Acoplamento de Fluorescência (HPLC-FL). Os resultados mostraram a presença de três hormônios nas amostras, o estriol, o B-Estradiol e o 17-α-Etinilestradiol, com concentrações na faixa de µg L-1. Esta mistura dinâmica da fase sólida dispersiva da amostra favorece o rápido equilíbrio de sorção do analito. Já a menor massa de sorvente, resulta em menores volumes de amostra e de solvente orgânico. Além disso, a extração por DPX pode ser facilmente automatizada juntamente com a detecção em HPLC-FL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Darlla Cordeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pesquisa realizada no âmbito Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), coleta das amostras de água e análises laboratoriais das amostras de água.

Nelson Consolin Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1997 - Bolsista CAPES) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2003 - Bolsista FAPESP). Realizou 3 Pós-doutorados (pesticidas/2006, biorreator/2007 e cianobactérias/2008) financiados pela FAPESP. Possui mais de cinco dezenas de artigos em revistas internacionais com alto fator de impacto, além de vários trabalhos em congressos e patente registrada no INPI. Orientou e orienta alunos de conclusão de curso (TCC), Iniciação Científica (IC), Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sensor, poli o-etoxianilina, pesticidas, self assembly e adsorção. Áreas de Atuação Geral: Ciências Exatas e da Terra; Engenharia Sanitária e Ciências Ambientais. Específica: Química, Ciências e Engenharia de Materiais, Matemática, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistemas de Instrumentação, Espectroscopia, Química, Educação Ambiental, Limnologia, Recursos Hídricos e Qualidade de Água, Nanotecnologia, Polímeros Condutores etc.. Foi Representante Titular da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais do Acre, nomeado pelo Governador Binho Marques e pelo Reitor da UFAC Jonas de Souza Filho.Foi também, Coordenador da Proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (portaria 2896/2009-UFAC), sendo aprovada pela CAPES em abril/2011. Foi Bolsista Produtividade do CNPq, nível 2. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre (UFAC) em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR/CM (2013-2014). Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua). Atualmente é Professor Associado III DE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus-Campo Mourão.

Leonardo Valderrama, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Campo Mourão. Mestrado em química analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em química analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Oldair Donizete Leite, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, sensores, biossensores, atuando principalmente nos temas de química analítica e ambiental. 

Bianca Borsato Miskalo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Unicesumar, finalizada em 2016. Possui ainda especialização em Engenharia das Estruturas pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, PROFÁGUA, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui experiência profissional na área de Engenharia Civil com ênfase em processos construtivos, sendo, construção civil, perícias e orçamentos. Além disso possui experiência na área ambiental com participação em Planos de Gestões Ambientais.

Marcilene Ferrari Barriquello Consolin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Substâncias Húmicas, Íons Metálicos, Métodos Espectroscópicos. Atualmente é Professora Doutora Efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Campus de Campo Mourão. 

Downloads

Publicado

2020-09-15

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)