Política ambiental no Brasil: a implantação do programa bolsa verde

Autores

  • Harine Matos Maciel Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Ceará
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0014

Palavras-chave:

Bolsa Verde, Preservação, Recursos Naturais e Biodiversidade

Resumo

O Programa Bolsa Verde, implementado em 2011, tem por objetivo apoiar a conservação ambiental mediante remuneração aos produtores rurais que já preservam ou que se comprometam a recuperar a vegetação de origem nativa em suas propriedades. Realizou-se uma análise descritiva da quantidade de beneficiários em âmbito nacional, segundo o gênero, órgão, quantidade e ano em que iniciou o recebimento do benefício. A região norte foi a mais contemplada na primeira fase de implantação do programa, por isso possui o maior número de beneficiários, seguido pela região nordeste, e a região menos contemplada até o momento é a região sul. O maior número de beneficiários encontra-se nos estados do Pará e Amazonas, e o menor no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Quanto ao gênero, as maiorias são do sexo feminino. Em relação ao órgão de origem, a maioria eram famílias situadas em projetos de assentamentos sob gestão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Para atingir seus objetivos, o programa Bolsa Verde precisa ser ampliado para todos os estados e municípios. A falta de implementação do programa em diversas localidades pode ser atribuído ao pouco ou nenhum conhecimento e/ou interesse dos gestores locais, regionais e nacionais. É necessária uma ampla divulgação e ações conjuntas dos gestores para que o programa contribua a médio e longo prazo com a preservação, visto que conservar os recursos naturais e sua biodiversidade é garantir que os serviços ambientais continuarão sendo realizados para sustentar a vida no planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harine Matos Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC), Mestre em Economia Rural (UFC - 2009), Especialista em Desenvolvimento Econômico (UFC - 2008) e Economista (UFC - 2006). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará

possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), mestrado em Economia - Colorado State University (1973), mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, avaliação das políticas públicas, inovação tecnológica, geração de emprego e renda.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)