Análise da eficiência econômica e ambiental dos países integrantes do BRICS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0015

Palavras-chave:

Ecoeficiência, BRICS, Energias Renováveis, Efeito Estufa

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a eficiência econômica e ambiental (ecoeficiência) dos países pertencentes ao BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para o período de 1991 a 2012. Os dados utilizados foram de origem secundária obtidos no site do Banco Mundial. Os países pertencentes ao BRICS alcançaram valores baixos referentes ao Índice de Ecoeficiência. Os resultados mostraram que ao longo dos anos estudados o valor médio do Índice de Ecoeficiência diminuiu. A África do Sul apresentou os melhores resultados e a China os piores resultados. A África do Sul obteve resultados mais positivos devido ao uso de energias renováveis e a baixa emissão de gases do efeito estufa. Já a China é um dos países que mais poluem o planeta, apesar de estar implementando diversos programas na área visando diminuir essas emissões. Estes resultados sugerem que muito ainda precisa ser feito para que de fato os números acerca da ecoeficiência possam se tornar relevantes e essenciais na formulação de políticas públicas e na conscientização da população em geral.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harine Matos Maciel, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC - 2018), Mestre em Economia Rural (UFC - 2009), Especialista em Desenvolvimento Econômico (UFC - 2008) e Economista (UFC - 2006). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE.

Wlisses Matos Maciel, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará UFC (2001), Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará UFC (2005), Doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando nos seguintes temas: Engenharia de Irrigação, Drenagem Agrícola, Otimização de Sistemas de Irrigação. 

Downloads

Publicado

2018-09-24

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente