Análise descritiva da incorporação da variável ambiental na concessão de crédito no Brasil através do protocolo verde: um estudo de caso do BNDES

Autores

  • Harine Matos Maciel Universidade Federal do Ceará Professora do IFCE
  • Wlisses Matos Maciel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0005

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Protocolo Verde, Crédito, BNDES

Resumo

Este trabalho propõe-se analisar a incorporação da variável ambiental na concessão de crédito de Instituições Financeiras no Brasil, através do Protocolo Verde, dando ênfase no estudo de caso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, analisando a criação de suas linhas de crédito relativas ao meio ambiente. O BNDES é um banco estatal que foi criado para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Começou a considerar formalmente a variável ambiental em suas análises de concessão de crédito a partir de 1976, pois para o BNDES a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente são condições essenciais para a humanidade. O método de investigação científica principal utilizado foi o método dedutivo e o indutivo, partindo do objetivo da Contabilidade e dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Utilizou-se também a pesquisa e consulta de livros, revistas, artigos, documentários e sites da internet especializados no assunto, e relevantes sobre a incorporação da variável ambiental na concessão de crédito no Brasil. Dessa forma, conclui-se que se todos os bancos incluírem fortemente a variável ambiental como faz o BNDES, poderá haver o equilíbrio entre tecnologia e ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harine Matos Maciel, Universidade Federal do Ceará Professora do IFCE

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC), Mestre em Economia Rural (UFC - 2009), Especialista em Desenvolvimento Econômico (UFC - 2008) e Economista (UFC - 2006). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE.

Wlisses Matos Maciel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará UFC (2001) e mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará UFC (2005) e Doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará ? IFCE. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando nos seguintes temas: Engenharia de Irrigação, Drenagem Agrícola, Otimização de Sistemas de Irrigação.

Downloads

Publicado

2016-01-09