Desenvolvimento e caracterização de doce e geleia de abacaxi ‘pérola’ com flor de camomila desidratada e canela em pau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0005

Palavras-chave:

Analises Físico-Químicas, Matérias-Primas, Agricultura Familiar

Resumo

No presente estudo objetivou-se elaborar produtos artesanais (doce em massa e geleia) e avaliar as características físico-químicas e sensoriais dos produtos saborizados com flor de camomila e canela em pau produzidos a partir dos frutos de abacaxi Pérola. Foi realizada caracterização física de 100 amostras de frutos através das medidas de peso dos frutos (PF), peso da polpa (PP), peso da casca (PC), peso da coroa (PCA), avaliação do diâmetro, comprimento dos frutos e rendimento da polpa. Para a caracterização físico-química da polpa, do albedo e dos produtos artesanais elaborados foram realizadas as análises de pH, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, umidade, cinzas, teor de proteínas totais, lipídios, carboidratos e o valor energético total. Os resultados obtidos das análises físico-químicas e sensoriais foram realizados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Em relação à caracterização física dos frutos de abacaxi Pérola, os parâmetros avaliados como comprimento (31,05 cm), diâmetro (14,86 cm) caracterizam os frutos no formato cônico. Quanto aos valores obtidos para o peso médio dos frutos (1.350,50 kg), e rendimento da polpa (53,33%) estão acima dos valores relatados na literatura. Os teores médios de pH, °Brix, umidade, cinzas, carboidratos e valor energético total para a polpa de abacaxi estão próximos aos estipulados pela Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO e ANVISA. De acordo com os resultados obtidos, os produtos podem se tornar uma opção de aproveitamento integral dos frutos de abacaxi, logo uma forma alternativa de renda para o pequeno produtor da região do Sudeste do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Guimarães Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). 

Rodrigo Cruz Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui curso de Formação em Educação Socioambiental e Ecológica, pelo Centro de Educação Ambiental de Parauapebas - CEAP, através do Programa Jovem Ambientalista, concluído em 2013. Atualmente, graduando em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA-2015). 

Luana da Silva Pinheiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural Da Amazônia ( UFRA - 2015). Com conclusão do curso prevista para o ano de 2019, bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) desde 2018.

João Paixão dos Santos Neto, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária

Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Alagoas - Matriz (2013), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2016) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é investigador científico do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em conservação e pós-colheita de produtos vegetais.

Antônio Thiago Madeira Beirão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Pará (2018); graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2010); graduação em Licenciatura plena em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2009); Especialização em Física pela Universidade Federal do Pará (2012); Mestrado (2014) e Doutorado (2018) pelo Programa de Pós graduação em Engenharia Elétrica na UFPA. Tem experiência em nanotecnologia com ênfase em detecção de férmions de Majorana e transporte eletrônico em nanodispositivos contendo cadeias zigue zague e de Kitaev utilizando o formalismo de funções de Green no equilíbrio e fora do equilíbrio. Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Katiane Pereira da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Física pela Universidade do Estado do Pará (2006). Mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014) com Estágio de Doutorado (sandwich) pelo Institut de Cièncias de Materials de Barcelona (com investigação em Materiais semicondutores). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Belém.Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada na área experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades ópticas e estruturais de materiais, com uso principalmente das técnicas de Espectroscopia Raman e Espectroscopia no Infravermelho. Aplicação de altas pressões hidrostáticas em materiais orgânicos e inorgânicos, difração de Raios-X e método de refinamento Rietveld 

José Nilton da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2002), com mestrado em Agronomia na área de concentração em solos e nutrição mineral de plantas (2005) e Doutorado em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2015). Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus de Parauapebas). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cadastro Multifinalitário, Projetos Agropecuários, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnologia, Levantamento cadastral de imóveis rurais, agricultura de precisão, variabilidade espacial e zona de manejo.

Vicente Filho Alves Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA - 2011), sendo bolsista do PET- Agronomia/UFRA/SESu/MEC, e trabalhando na área de Manejo e Conservação do Solo e Fertilidade do Solo. Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal - 2013), sendo bolsista CNPq e trabalhando com mecanização agrícola. Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP, sendo bolsista CAPES) e trabalhando com controle de qualidade em semeadora-adubadora. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Mecanização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: semeadora, plantio direto, preparo, colheita, máquinas, desempenho, controle de qualidade de processo, produção vegetal e agricultura de precisão.

Fábio Israel Carvalho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2008). Doutorado em Química (área: Química Analítica) pela Universidade Federal do Pará (2015). Tem experiência na área de Química e Ciências Ambientais (Química Ambiental), com ênfase em Cromatografia Gasosa e Líquida, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminantes traço orgânicos (BTEX e HPA) e inorgânicos (metais pesados). Atualmente, faz parte do quadro de professores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus de Parauapebas. Também é pesquisador colaborador do grupo de pesquisa Estudos Ecotoxicológicos dos Sistemas Amazônicos da UFRA e do Grupo de Espectrometria Analítica Aplicada (GEAAp) da UFPA. 

Priscilla Andrade Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2009) e Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutorado em Agronomia (Fisiologia e Bioquímica) pela Universidade Federal Rural da Amazônia e sanduíche pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Atualmente Professora Adjunta da UFRA- Campus de Parauapebas, ministrando as disciplinas de Microbiologia, Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal I e II, Processamento Tecnológico de Produtos Agropecuários, Qualidade de Produtos de Origem Vegetal, Qualidade de Carnes e Carcaça de Ruminantes aos Cursos de Graduação em Zootecnia e Agronomia. Linhas de Pesquisa: Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Bioquímica e Fisiologia da Produção Vegetal. Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado "Qualidade de Sistemas de Plantios das Culturas de Açaí e Mandioca no Sudeste do Pará" e o Projeto de Extensão intitulado "Transferência de tecnologia aplicada aos produtores assistidos pelo CETAF-Parauapebas".

Downloads

Publicado

2020-04-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)