Aplicação estatística multivariada para a avaliação físico-química na qualidade da água subterrânea na cidade de Parauapebas (Sudeste do Estado do Pará)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0025

Palavras-chave:

Água Subterrânea, Parâmetros Físico-Químicos, Análise Multivariada

Resumo

Amostras de águas subterrâneas foram coletadas em 20 locais de amostragem distribuídos em nove bairros da Cidade de Parauapebas (Estado do Pará, Brasil), com o objetivo de avaliar a qualidade das águas subterrâneas captadas em poços tubulares potencialmente utilizados para consumo humano. Para todas as amostras de águas subterrâneas foram analisados nove parâmetros físico-químicos, tais como temperatura (T), potencial hidrogeniônico (pH), condutividade elétrica (CE), turbidez (TRB), cor , teor de cloreto (Cl-) e sólidos totais dissolvidos (STD). A partir desses resultados e para melhor entender o comportamento físico-químico dessas águas, métodos multivariados, tais como a análise de componentes principais (PCA) e análise de agrupamento hierárquico (HCA) foram usadas para proceder a uma avaliação mais completa dos dados originais. Os parâmetros físico-químicos estudados mostraram que nas águas subterrâneas coletadas em poços tubulares no bairro Da Paz foram encontrados os valores mais elevados de sólidos totais dissolvidos (175,0 a 271,8 mg L-1), condutividade elétrica (136,3 a 216,7 µS cm-1) e cor (5,0 a 15,0 uH), indicando a influência de atividades antropogênicas de contaminação na região, principalmente relacionado a descarga de efluentes domésticos. Além disso, a PCA explicou 75,5% da variância total dos dados, enquanto a HCA confirmou as correlações encontradas na PCA, possibilitando avaliar o grau de similaridade entre as amostras e identificar os bairros mais propensos à contaminação de suas águas subterrâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Sousa Chaves, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui ensino-medio-segundo-graupela EEEM LUIZ GUALBERTO PIMENTEL(2015). Atualmente é Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Denilton Galvão de Morais, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui segundo grau completo, atualmente graduando em agronomia. Discente da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (campus Parauapebas). Almeja trabalhos científicos e tecnológicos no âmbito das ciências agrárias e áreas afins. 

Heronides Adonias Dantas Filho, Universidade Federal do Pará

Prof. Associado II da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciências (Química Analítica-2007) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria, atuando principalmente nos seguintes temas: Calibração Multivariada, Técnicas de Seleção de Variáveis e Amostras, Técnias Multivariadas de Classificação, Filtragem de Sinais Instrumentais, Planejamento e Otimização de Experimentos, Espectroscopia na Região do Infravermelho Próximo (NIR), Óleo Diesel, Madeira de Eucalipto e outras aplicações em NIR. Atualmente é Diretor da Faculdade de Química-ICEN-UFPA, membro do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPA e é coordenador do Grupo de Espectrometria Analítica Aplicada (GEAAP).

Kelly das Graças Fernandes Dantas, Universidade Federal do Pará

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Mestre em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Doutora em Ciências (área: Química Analítica) pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e pós-doutora em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Fui coordenadora do PIBID Química/UFPA (2012-2018) e membro do Comitê assessor de Pesquisa PIBIC da UFPA. Atuou como docente orientador no Residência Pedagógica Química/UFPA (2018-2019). Fui tesoureira da SBQ Regional Pará (2014-2020). Atualmente, sou professora associada- Nível 3 na UFPA e coordenadora acadêmica do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Química. Tem experiência em ensino e na área de Química Analítica, com ênfase em técnicas espectroanalíticas, atuando principalmente nas seguintes técnicas: preparo de amostras, FAAS, GFAAS, DMA, ICP OES, MIP OES, HPLC-ICP-MS e HPLC-GFAAS. Concluí orientações de 28 bolsistas de iniciação científica, 13 mestres, 8 doutores e 02 pós-doutores.

Antônio Thiago Madeira Beirão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Especialização em Física Contemporânea (2012), graduação em Bacharelado em Física (2018) e Licenciatura em Matemática (2010) todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ademais, possui graduação em Licenciatura em Física (2009) pelo instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Física da Matéria Condensada com ênfase em Transporte Eletrônico em cadeias de Kitaev e zigue zague utilizando formalismo de Funções de Green fora do equilíbrio (NEGF) na presença de Férmions de Majorana. Atualmente é professor Adjunto C - nível 1 da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Katiane Pereira da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Física pela Universidade do Estado do Pará (2006). Mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014) com Estágio de Doutorado (sandwich) pelo Institut de Cièncias de Materials de Barcelona (com investigação em Materiais semicondutores). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Belém.Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada na área experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades ópticas e estruturais de materiais, com uso principalmente das técnicas de Espectroscopia Raman e Espectroscopia no Infravermelho. Aplicação de altas pressões hidrostáticas em materiais orgânicos e inorgânicos, difração de Raios-X e método de refinamento Rietveld

José Nilton da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2002), com mestrado em Agronomia na área de concentração em solos e nutrição mineral de plantas (2005) e Doutorado em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2015). Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus de Parauapebas). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cadastro Multifinalitário, Projetos Agropecuários, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnologia, Levantamento cadastral de imóveis rurais, agricultura de precisão, variabilidade espacial e zona de manejo.

Vicente Filho Alves Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA - 2011), sendo bolsista do PET- Agronomia/UFRA/SESu/MEC, e trabalhando na área de Manejo e Conservação do Solo e Fertilidade do Solo. Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal - 2013), sendo bolsista CNPq e trabalhando com mecanização agrícola. Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP, sendo bolsista CAPES) e trabalhando com controle de qualidade em semeadora-adubadora. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Mecanização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: semeadora, plantio direto, preparo, colheita, máquinas, desempenho, controle de qualidade de processo, produção vegetal e agricultura de precisão.

Priscilla Andrade Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2009) e Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutorado em Agronomia (Fisiologia e Bioquímica) pela Universidade Federal Rural da Amazônia e sanduíche pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Atualmente Professora Adjunta da UFRA-ISPA-Belém, ministrando as disciplinas do Eixo de Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Vegetal aos Cursos de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Zootecnia e Agronomia. Linhas de Pesquisa: Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Bioquímica e Fisiologia da Produção Vegetal. Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado "Qualidade de Sistemas de Plantios das Culturas de Açaí e Mandioca no Sudeste do Pará" e o Projeto de Extensão intitulado "Transferência de tecnologia aplicada aos produtores assistidos pelo CETAF-Parauapebas"

Fabio Israel Martins Carvalho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2008). Doutorado em Química (área: Química Analítica) pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente, é Professor do Magistério Superior, Classe 6, Nível 601, Adjunto C, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus de Parauapebas. Atuou, também, como Professor Substituto da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Também é Pesquisador Colaborador do grupo de pesquisa Estudos Ecotoxicológicos dos Sistemas Amazônicos da UFRA e do Grupo de Espectrometria Analítica Aplicada (GEAAp) da UFPA. Tem experiência com ênfase em Cromatografia Gasosa e Líquida, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminantes traço orgânicos (BTEX e HPA) e inorgânicos (metais pesados). 

Downloads

Publicado

2020-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)