Perfil de sensibilidade microbiana in vitro de cepas de Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae isoladas de queijo artesanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.003.0003

Palavras-chave:

Coliformes Termotolerantes, Queijos Coalho, Resistência, Antibiótico, Qualidade Sanitária

Resumo

No presente estudo objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de queijos frescos e sua viabilidade comercial. Para tanto, foram avaliadas 80 amostras de queijos de diferentes produtores para confirmação de coliformes totais e termotolerantes. A partir das culturas positivas foram empregadas para identificação por correlação a aparência colonial, coloração de Gram y provas bioquímicas. Além disso, avaliou-se a sensibilidade antimicrobiana in vitro e o índice de resistência múltipla aos antimicrobianos. Em 97,5% das amostras foi confirmada a presença de Escherichia coli e em 2,5% foi identificada a existência de Klebsiella pneumoniae. As cepas de E. coli (84,8%) evidenciaram alta sensibilidade aos antibióticos, enquanto que 100 % das cepas de K. pneumoniae foram multirresitentes. Pelos resultados obtidos concluiu-se que os queijos apresentaram baixa qualidade microbiológica, deficiência das condições higiênico sanitárias, representando um risco potencial que este produto pode significar para a saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liberta Lamarta Favoritto Garcia Neres, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Graduação em Biomedicina pela Faculdade Guaraí (2015). Especialização em Biologia da Conservação. Especialização em Especialização em docência do Ensino Superior. Mestrado profissional em Ciências Ambientais. Professora e coordenadora do curso de biomedicina do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí.

Júlio Cesar Ibiapina Neres, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008). Professor e Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura do Instituto Educacional Santa Catarina, Faculdade Guaraí. 

Aluísio Vasconcelos Carvalho, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Biologia, especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, espacialização em Zoologia. Mestrado em Ciências do Ambiente. Professor adjunto do Instituto Educacional Santa Catarina, Faculdade Guaraí.

Fernando Barnabé Cerqueira, Faculdade Guaraí

Graduado em Agronomia, Especialização em Docência do Ensino. Mestrado em Produção Vegetal. Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia.  Professor titular no curso de Agronomia do Instituto Educacional Santa Catarina, Faculdade Guaraí.

Drielly Lima Santana, Faculdade Guaraí

Graduação em Biomedicina. Instituto Educacional Santa Catarina, Faculdade Guaraí.

Thallya Alves Pereira, Faculdade Guaraí

Graduação em Biomedicina. Instituto Educacional Santa Catarina, Faculdade Guaraí.

Dora Inês Kozusny-Andreani, Universidade Brasil

Graduação em Licenciatura em Genética. Mestrado em Agronomia Genética e Melhoramento de Plantas. Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal). Professora Titular dos mestrados em Ciências Ambientais e Mestrado em Bioengenharia da Universidade Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)