Proposta de indicadores de desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente/ecologicamente sustentável – o IDHA e o IDHE

Autores

  • Rhayza Alves Figueiredo de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Abner Vilhena de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Mario Tanaka Filho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Rodolfo Maduro Almeida Universidade Federal do Oeste do Pará http://orcid.org/0000-0003-4564-825X
  • Jarsen Luis Castro Guimarães Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Márcio Júnior Benassuly Barros Universidade Federal do Oeste do Pará http://orcid.org/0000-0001-5764-5692
  • Ednéa do Nascimento Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • André Cutrim Carvalho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0025

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Sustentabilidade, Indicadores, Ambiental, Ecológico

Resumo

Este artigo visa propor o desenvolvimento de dois indicadores que incorporem a perspectiva sustentável em seu arcabouço metodológico, a partir da inclusão de uma dimensão ambiental/ecológica, conjuntamente às demais dimensões tradicionais do desenvolvimento humano (padrão de vida, expectativa de vida e acesso ao conhecimento), de modo a verificar a importância que essa métrica ambiental reflete nas análises de um desenvolvimento ampliado, preenchendo uma lacuna deixada pelos indicadores tradicionais, os quais não consideram a dimensão ambiental como parte integrante do instrumental analítico. A inclusão de tal dimensão é extremamente relevante na análise do desenvolvimento e sustentabilidade, já que tem um impacto direto na qualidade de vida das populações. Para tanto, propõe-se a quantificação ambiental através de dois índices: o Índice de Qualidade Ambiental e a Pegada Ecológica (Ecological Footprint), que verificam aspectos da qualidade do meio ambiente assim como aspectos biofísicos. Em seguida, incorporar-se-á tais índices ambientais às dimensões econômica (renda per capita) e social (educação e saúde), permitindo identificar o nível de desenvolvimento humano de uma determinada localidade. Os resultados do estudo permitem analisar o nível de qualidade ambiental, assim como permitem indicar o nível de desenvolvimento humano, mostrando a essencialidade da dimensão ambiental na construção de indicadores de desenvolvimento, principalmente de caráter sustentável, podendo este apresentar-se como um fator que reduz ou aumenta o nível do desenvolvimento de uma localidade quando comparada com outras distintas, possibilitando análises comparativas pelo método de ranking ou pela estimação de impacto através de modelagem econômica-ambiental.

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Biografia do Autor

Rhayza Alves Figueiredo de Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Economia pela Universidade Federal do Pará (2015). Mestre em Ciências da Sociedade - Área de Concentração: Políticas públicas e estratégias de desenvolvimento regional - pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade - PPGCS, da Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). 

Abner Vilhena de Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia (FACECON) e Mestre em Economia - Área de Concentração: Desenvolvimento Econômico Regional, pelo Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciências Ambientais - Linha de Pesquisa: Impactos Ambientais e Sociais da Mudanças do Uso da Terra na Amazônia, pelo Programa de Pós Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e Professor no Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional (PCEDR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem experiência nas áreas de Economia do Crescimento/Desenvolvimento Socioeconômico e Economia do Meio Ambiente, com ênfase em Economia do Bem-Estar Social e Desenvolvimento Regional, aplicados às análises de Políticas Públicas Sociais, Seguridade Social, Transferência de Renda, Desigualdade e Pobreza; Economia Ambiental, Economia Ecológica e Valoração Econômica dos Recursos Ambientais (naturais); com uso de Indicadores e Modelos Matemáticos, Estatísticos e Econométricos.

Mario Tanaka Filho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia CPPE/UFRJ (2011), Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2000). É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Professor permanente do curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT na UFOPA desde 2011. Professor permanente do curso de Mestrado em Ciências da Sociedade e membro do Comitê Editorial da Revista Ciências da Sociedade do Programa de Pós Graduação - ICS/UFOPA. Coordenou o curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física do PARFOR/UFOPA (2012 - 2014). Coordenador Regional das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP desde 2013. Coordenador do Laboratório do programa de Ciências Exatas - LPCEX. Tem experiência na área de Matemática: C*Algebras e Matemática Aplicada: Otimização Não-Linear, Nonsmooth Optimization. Fundador do Observatório de Políticas Públicas no Ensino de Matemática - OPPEM, desenvolve pesquisas relacionadas a Educação Estatística e Métodos Quantitativos em Ciências Sociais na Região Oeste do Pará.

Rodolfo Maduro Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará- Campus de Santarém, com Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente está como Docente lotado no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. É membro do corpo docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão ligados às linhas temáticas de geotecnologias aplicadas ao monitoramento da relação entre homem e meio ambiente, métodos quantitativos em ciências sociais, modelagem ambiental, educação ambiental e tecnologias aplicadas ao ensino de física e de matemática. 

Jarsen Luis Castro Guimarães, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pós Doutor pelo Programa Sociedade Natureza e Desenvolvimento / UFOPA (2014), Possui Doutorado pela UFPA-NAEA (2012), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), Especialização em Educação Ambiental pela UFPA (1995),Graduação em Economia pela União das Escolas Superiores do Pará (1989). É professor Associado II da Universidade Federal do Oeste do Pará, professor colaborador do curso de Doutorado em Sociedade Natureza e Desenvolvimento/UFOPA, professor permanente do curso de Mestrado em Ciências da Sociedade da UFOPA. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política e Economia do Crime. Foi Coordenador do Curso de Direito do Campus de Santarém -UFPA, coordenador do Curso de Especialização em Ciências Criminais da Amazônia com Ênfase na Região Oeste do Pará-UFPA e Coordenador do Mestrado em Ciências da Sociedade - ICS/UFOPA. Fundador do Observatório Criminal do Tapajós-OBCRIT, desenvolve pesquisas relacionadas a questão criminal na Região Oeste do Pará. Foi consultor ad hoc do Comitê de ética em pesquisa da UEPA. É pesquisador CAPES, coordenandenou o projeto de pesquisa" Rede Brasil-Amazônica de Gestão Estratégica em Defesa, Segurança e Desenvolvimento" na UFOPA. É o Editor Chefe da Revista Ciências da Sociedade do Programa de Pós Graduação e Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade- ICS / UFOPA eleito para o período (2014-2018) e reeleito para o período (2018-2022).

Márcio Júnior Benassuly Barros, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2003), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2003). Aperfeiçoamento em Ciências Agrárias aplicadas ao ensino médio pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2007). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2009). Doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB (2017). Professor adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Líder do grupo de pesquisa CNPq - Políticas públicas e dinâmicas territoriais na Amazônia (GPDAM). Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap). Atua nos seguintes temas: Políticas públicas, dinâmica territorial, políticas territoriais rurais, planejamento territorial, uso do território, globalização, populações tradicionais, Amazônia, Pará.

Ednéa do Nascimento Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998),especialista em Educação pela UNICLAR(2000). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2014). É professora no Curso de Licenciatura em Geografia, Licenciatura Integrada em Historia e Geografia da Universidade Federal do Oeste do Pará.Participa do Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade -GPEEE/UFU; também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação do Ceará - GEPHEC/UFC, do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental - GEAGEO/UFU, Grupo de Pesquisa Espaço, Cultura e Educação/UECE, Grupo de Pesquisa Oficiber - Oficinas em cibercultura/UFOPA. É membro integrante do Laboratório de Geografia e Educação Popular - LAGEPOP/UFU. Participa como membro integrante da pesquisa Educação e Espiritualidade. É membro pesquisadora do Projeto de Pesquisa: Trajetórias Educacionais Pessoais e Coletivas das mulheres do Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho: município de Campo Florido, Minas Gerais. Membro Pesquisadora do Projeto 'Santarém (PA): um olhar geográfico sobre o território', na Universidade Federal do Oeste do Pará. Avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático/PNLD2014. É membro do conselho editorial da revista Ensino de Geografia do Laboratório de Ensino de Geografia - LEGEO/IG/UFU. É membro partiicipante do Forum de pesquisadores da instituições de ensino superior de Santarém - FOPIEES. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade - PPGCS. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Pará. É membro permanente da Comissão de ética no uso de animais - CEUA/UFOPA. Professora do Programa de Pós Graduação Strito Sensu - Mestrado- Instituto de Ciências da Sociedade - Linha 2 - Políticas Públicas e Estrategias de Desenvolvimento Regional.Pesquisadora nas áreas de Ensino da Geografia focando as series iniciais e finais do ensino fundamental, a pluriculturalidade, cidadania, território, sociedade e cultura, Também executa pesquisa e extensão em temas de Politicas Publicas, Território e desenvolvimento regional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de geografia, e, também nas questões de planejamento urbano e ordenamento territorial. 

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará

(1) Graduado em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), e em Engenharia de Computação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). (2) Especialista em Gestão Ambiental pelo Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA), vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). (3) Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo sido o único candidato da região Norte classificado através do Exame Nacional de seleção da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). (4) Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo sido, previamente, aprovado no Exame Nacional de seleção do próprio Instituto de Economia da UNICAMP. (5) Pós-Doutor em Economia através do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da UNICAMP. (6) No ano de 2012 foi um dos vencedores do XVIII Prêmio Brasil de Economia, premiação instituída pelo Conselho Federal de Economia (COFECON) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), por ter tido uma das melhores Teses de Doutorado com o trabalho: "Expansão da Fronteira Agropecuária e a Dinâmica do Desmatamento Florestal na Amazônia Paraense". Em 2014, a mesma Tese de Doutorado foi uma das finalistas do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional na Categoria: produção de conhecimento acadêmico: Doutorado. (7) Coordenador do projeto de pesquisa: "Fronteira e Instituições no processo de desenvolvimento do Estado do Pará: uma perspectiva de compreensão através do Novo Institucionalismo Econômico", referente ao Grupo de Pesquisa Novo Institucionalismo Econômico e Fronteiras (GNIEF); e, também, do projeto de nome: "Risco, incerteza e crise na economia monetária da produção capitalista: uma nova perspectiva de compreensão em John Maynard Keynes", vinculado ao Grupo de Pesquisa Teoria Econômica de Keynes (GTEK). (8) É Professor da Faculdade de Economia (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da UFPA. (9) É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia/Núcleo de Meio Ambiente (PPGEDAM/NUMA) da UFPA; e Professor-Visitante do Instituto de Economia da UNICAMP. (10) É Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá (CORECON-PA/AP), 2019-2021. (11) É, atualmente, discente do Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da UFPA, área de concentração: História Social da Amazônia, linha de pesquisa: Etnicidade e Territorialidades: usos e representações. (12) Minhas principais linhas de atuação são: História Econômica, Economia Regional e Urbana, Econometria Espacial, Economia Política, Nova Economia Institucional, Nova Geografia Econômica, Teoria Microeconômica e Macroeconômica, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Teoria Econômica de Keynes, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Teoria da Fronteira, e o debate sobre o Desmatamento na Amazônia; já em outras áreas são: Administração, Ciências Ambientais e Engenharia. É adepto, portanto, do pluralismo teórico, metodológico e da interdisciplinaridade.

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Publicado

2018-07-03

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