Influência do El Niño Oscilação Sul – ENOS – (2015/2016) no regime hidrológico e geração de energia na usina hidrelétrica de Curuá-Una, Amazônia central

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0012

Palavras-chave:

Chuva-vazão, Eventos extremos, Santarém/PA

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a influência do evento El Niño Oscilação Sul (ENOS), ocorrido no período de 2015 a 2016, na variabilidade de eventos extremos de chuva-vazão, nível e geração de energia observada no reservatório da hidrelétrica de Curuá-Una. Os dados de geração de energia elétrica foram utilizados para avaliar o efeito dos eventos extremos de chuva-vazão. Os efeitos do ENOS (2015/2016) foram: a redução em torno de 50% na precipitação pluvial no período chuvoso e no período menos chuvoso, com ausência de precipitação nos meses de outubro e novembro; o decaimento do nível do reservatório a montante, chegando a 60 m; a redução (em torno de 150 m³/s) na vazão média no período chuvoso, influenciado por El Niño muito forte como o que ocorreu em 2016 e o decaimento da geração média de energia de 25MW/h para 10 MW/h. Os resultados mostram que o regime hidrológico do reservatório de Curuá-Una foi fortemente afetado pela atuação do ENOS com consequente redução da geração de energia elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidiane Leão de Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora Associado 1 da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, campus Santarém-PA, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA, curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas. Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá (2012). Tem experiência na área de Geociências, podendo atuar nas seguintes áreas: Hidrologia, Hidrologia Florestal, Conservação de Bacias Hidrográficas, Ecologia de Ecossistemas, Impactos climáticos e antrópicos sobre bacias hidrográficas e sobre disponibilidade hídrica, Gestão de recursos hídricos, Recursos hídricos, Meteorologia Ambiental, Climatologia, Hidrometeorologia, Variabilidade Climática. Contato: leidiane.oliveira@ufopa.edu.br e leidianeoli@gmail.com 

Tatiane Maiza Rodrigues Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará(2018).

Naurinete de Jesus da Costa Barreto, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2005). Mestrado em Meteorologia e Processos da Superfície da Terra na Universidade Federal de Alagoas (2009). Doutorado em Ciências Climáticas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Geofísica e Geodinâmica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em: Meteorologia e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade climática, Influência da TSM no Clima e Oscilação Decadal do Pacífico, Mudanças Climáticas, Variabilidade Intrassazonal.

Luis Gustavo de Castro Canani, Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Oeste do Pará (2014-2019). Tem experiência na área de taxonomia e ecologia de diatomáceas e utilização de diatomáceas perifíticas como indicadoras da qualidade de água em igarapés amazônicos. Atualmente é servidor estadual no Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do estado do Pará e atua como consultor autônomo no Programa de Limnologia, Qualidade da Água e Macrófitas Aquáticas na área de influência da UHE Tucuruí ? PA.

Rodolfo Maduro Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará- Campus de Santarém, com Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente está como Docente lotado no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. É membro do corpo docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão ligados às linhas temáticas de geotecnologias aplicadas ao monitoramento da relação entre homem e meio ambiente, métodos quantitativos em ciências sociais, modelagem ambiental, educação ambiental e tecnologias aplicadas ao ensino de física e de matemática.

Downloads

Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>