Bovinocultura de corte no Brasil: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0022

Palavras-chave:

Carne Bovina, Gestão, Pecuária, Suplementação

Resumo

A pecuária de corte é uma cadeia produtiva de extrema importância para o cenário nacional, possui uma grande representatividade na economia, sendo responsável por 9,2% das exportações do agronegócio. A atividade é desenvolvida em todos os estados do país nos mais diferentes tipos de sistemas de produção. Há uma projeção de que, daqui 3 a 10 anos, haverá um aumento nas demandas dos mercados interno e externo e a produção terá que ser alavancada em cerca de 45% para garantir o suprimento dos mercados. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a bovinocultura de corte no Brasil, na plataforma de dados Web of Science, nos anos de 2012 à 2021, utilizando o método preconizado por Cronin et al. (2008). Através de critérios para inclusão e exclusão, foram selecionados e analisados 23 trabalhos que apresentam abordagem de pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, com adoção de procedimentos experimental, de campo, estudo de caso, com survey, entre outras técnicas de coleta de dados que estivessem alinhados ao escopo das pesquisas. A análise da literatura oportunizou identificar e decrever aspectos relevantes presentes em pesquisas científicas acerca da temática e do objeto de estudo, evidenciando similitudes e diferenças entre os estudos. Ademais, observou-se que os trabalhos contemplam desde a produção até a comercialização, com foco na gestão de custos e na rentabilidade da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Victor Silva Neves, Instituto Federal Goiano

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual da Policia Militar do Estado De Goiás-Unidade Maria Tereza(2017).

José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal Goiano

Graduado em Administração - Habilitação em Agronegócios, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006). Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano (2008) ; Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2014). Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2021). Atualmente é Professor Efetivo em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração Institucional Modalidade EaD.

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto Federal Goiano

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre e Doutora em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

Sihélio Júlio Silva Cruz, Instituto Federal Goiano

Engenheiro Agrônomo com Doutorado e Pós-Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal - Fitotecnia). Tem experiência nas áreas de: (1) Agricultura e Ecofisiologia das culturas: cana-de-açúcar, soja, milho, sorgo; mandioca e cereais de inverno (trigo, aveia e cevada) - (2) Solos: Manejo, fertilidade e conservação. Atualmente é professor dos cursos de Agronomia (Campus Iporá) e Mestrado Profissional em Bioenergia e Grãos (Rio Verde) - Instituto Federal Goiano. 

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Ensino Superior, Pesquisa e Extensão