Aspectos gerais sobre a tomaticultura de mesa: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0046

Palavras-chave:

Produção científica, Revisão de literatura, Tomate de mesa

Resumo

O tomate figura entre as principais olerícolas cultivadas e consumidas em diferentes regiões do Brasil, apresentando diferenças nas práticas adotadas que perpassam da produção a comercialização. Contudo, é imperativo a importância do setor em termos social e econômico, na geração e distribuição de renda no campo. Assim, considerando a representatividade do setor, o presente artigo identifica e analisa os trabalhos publicados nacionalmente sobre a temática tomaticultura de mesa, através de uma revisão sistemática de literatura, com busca realizada no portal de periódico Scielo para publicações entre os anos de 2011 a 2020. No período, e após a inserção dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 14 estudos, os quais apresentam majoritariamente pesquisas do tipo experimental para a otimização dos fatores de produção, objetivando o uso eficiente dos recursos, maior produtividade, direcionamento sobre os melhores materiais em diferentes sistemas de produção, dentre outros fatores que auxiliem o produtor na condução da atividade no campo. Contudo, constatou-se na plataforma e no período analisado, a carência de estudos que contemplem aspectos mercadológicos, ligados ao setor, que contribua para o seu desenvolvimento econômico-financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto Federal Goiano

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre e Doutora em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade. 

Abadia dos Reis Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde (2002). Mestrado e Doutorado em Produção vegetal pela Universidade Federal De Goiás (UFG). Realizou Pós-Doutorado na Embrapa Hortaliças. É professora efetiva da Universidade Federal de Goiás desde 2011 e atualmente Professora Associada II. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia e Agronegócio da UFG. Foi coordenadora do primeiro Curso de Especialização em Tomate para Processamento Industrial (UFG). Atualmente esta como vice-Diretora do Campus de Caldas Novas da UFG. Ministra as disciplinas de Produção de Hortaliças e Hortas urbanas: PANCs, aromáticas e medicinais para a Graduação e as Disciplinas de Produção de Hortaliças, Produção de mudas de Hortaliças e Cadeias Produtivas do Estado de Goiás para a Pós-Graduação. Desenvolve pesquisas na área da fitotecnia principalmente nas culturas: tomate, alface, melancia, milho doce, pimenta e produção de mudas de hortaliças. Delegada da Associação Brasileira de Horticultura (ABH) do Estado de Goiás.

Graciella Corcioli, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás nas disciplinas de Sociologia Rural e Políticas de Desenvolvimento Rural. Possui experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar, Extensão Rural e Nutrição Mineral de Plantas. É contra o golpe de 2016. 

Downloads

Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais