Zoneamento de áreas vulneráveis a perda de solo na sub bacia hidrográfica à montante do parque das Águas de Caxambu (MG)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0015Palavras-chave:
Erosão hídrica, Geoprocessamento, Solo, USLE/EUPS, Práticas conservacionistasResumo
Os processos erosivos são influenciados pela chuva, infiltração, topografia, cobertura vegetal e natureza do solo sendo que sua medição é importante para o planejamento das bacias hidrográficas, auxiliado pelo uso das geotecnologias. Por isso, objetiva-se neste trabalho estimar a perda do solo na área à montante do Parque das Águas de Caxambu/MG, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, anos 2015 e 2019, aplicando-se a Equação Universal da Perda de Solo (EUPS) em função das mudanças do uso e cobertura da terra, além da identificação de áreas consideradas prioritárias para propor medidas de conservação do solo e da água. Para o cálculo dos fatores e confecção dos mapas utilizou-se das ferramentas QGIS 3.16 e SagaGis 7.8.1 e bases de dados Mapbiomas e Classificação dos Solos Mineiros. Após a estimativa dos fatores e aplicação da EUPS verificou-se predomínio das classes “muito alta” (de 20 a 50 t ha-1 ano-1) e “extremamente alta” (> 50 t ha-1 ano-1), já considerando a tolerância de perda para o tipo de solo da área de estudo. Esse predomínio está ligado principalmente à falta de práticas conservacionistas, identificando domínio das classes pastagem e mosaico e agricultura e pastagem, influenciadas pelo fator topográfico, intensidade e duração das chuvas devido à localização da cidade, região Serra da Mantiqueira, além do tipo de solo argissolo, que é propenso à erodibilidade. As classes pastagem e mosaico de agricultura e pastagem foram consideradas prioritárias para propor medidas conservacionistas. Assim, necessário planejamento no uso e manejo do solo, com o emprego de práticas conservacionistas, visando controlar a erosão hídrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.