Tratamento de águas residuárias de processamento de pescado em reator anaeróbio em forma de Y seguido de filtro aeróbio percolador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0011

Palavras-chave:

Reator em forma de Y, Filtro percolador, Processamento de pescado

Resumo

O trabalho teve como objetivo remover matéria orgânica e nutrientes de efluentes advindos de uma indústria de processamento de pescado. O trabalho foi realizado no laboratório de saneamento da UFMG. O sistema de tratamento em dois estágios foi feito em escala de bancada sendo constituído por um reator anaeróbio com manta de lodo em forma de Y (UASB em Y ) e acoplado a ele um filtro percolador (FA) tendo como material de preenchimento conchas de ostras. Os valores de temperatura média dos efluentes do reator UASB em Y e FA não variaram numa faixa desfavorável à digestão anaeróbia. O pH nos ensaios 1 e 2 permaneceram próximos à faixa da neutralidade. Os valores médios das eficiências de remoção global de DQO total nos ensaios 1 e 2 foi de 82 e 83% respectivamente. Já os valores médios de remoção global de DQO filtrada nos ensaios 1 e 2 foram de 44,5% e 72% respectivamente. Nos ensaios 1 e 2 o sistema global não apresentou eficiência de remoção de nutrientes satisfatórias. Pôde-se concluir que o sistema é recomendado para tratar efluentes de processamento de pescado, não havendo diferenças significativas entre os ensaios quanto a sua eficiência no tratamento secundário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce da Cruz Ferraz Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Aquacultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é Doutoranda em microbiologia no Instituto de Ciências Biológicas sob orientação do Prof. Vasco Azevedo. Experiência na área de engenharia ambiental com ênfase em legislação ambiental e tratamento biológico de efluentes agroindustriais e otimização de digestão anaeróbia de biomassas lignocelulósicas in natura, pré-tratadas físico- quimicamente para obtenção de metano. Atualmente atua em parceria com a Petrobras para monitoramento de estruturas metálicas em campos petrolíferos offshore e onshore, utilizando métodos moleculares com a abordagem amplicon 16S rRNA e metagenômica shotgum. 

Luciano dos Santos Rodrigues , Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1999). Doutorado em Ciência Animal com ênfase em saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Pós-doutor em Controle ambiental e saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais.Pós-doutor em Engenharia Sanitária pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2018). Professor Associado de Controle Ambiental e Saneamento da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, ambiental e sanitária, com ênfase em Controle ambiental e saneamento, atuando principalmente nas seguintes subáreas: impacto ambiental das atividades agroindustriais, tratamento de águas residuárias e de abastecimento, resíduos sólidos, licenciamento ambiental, energias renováveis, aproveitamento energético de resíduos e sustentabilidade.

Israel José da Silva , Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária (1997).`Promovido a professor Titular da Escola de Veterinária da UFMG em maio de 2014. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia, com ênfase em Manejo de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Suínos, Manejo Sanitário, Saneamento rural e Epidemiologia de doenças animais.

Stella Rubim de Sousa, Universidade Estadual Paulista

Agente Local de Inovação no escritório regional de Franca-SP. Doutora em Microbiologia Agropecuária na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- UNESP-FCAV (1/2022). Mestra em Zootecnia pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (1/2017). Bacharela em Engenharia de Aquicultura pela UFMG (2/2014). Participou como bolsista no Programa de Bolsas de Extensão pelo Programa COMUNI da Escola de Veterinária. Realizou trabalho voluntário de Iniciação científica na área de Saneamento Ambiental no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) pela mesma instituição, atuando, principalmente, na área de tratamento de efluentes da agroindústria e da agropecuária com foco na produção de biogás; controle ambiental; gestão de resíduos, licenciamento e consultoria ambiental.

Renata Rodrigues Sampaio, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em microbiologia agropecuária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Zootecnia na Escola de Veterinária da UFMG (2016). Bacharela em Aquacultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2/2014). Graduada em gestão ambiental pelo centro universitário UNA. Bolsista de iniciação científica no laboratório de saneamento ambiental ? departamento de medicina veterinária preventiva (DMVP), projeto financiado pela FAPEMIG. Participação em projetos de iniciação científica voluntária e projetos de extensão pelo mesmo departamento. Atua na área de recursos hídricos, controle ambiental com ênfase em tratamento de efluentes agropecuários e agroindustriais para se adequarem a legislação ambiental. além de possuir experiência no laboratório de maricultura do laboratório de aquacultura da UFMG e repovoamento de peixes em reservatórios. Estudou na universidade Federal do Rio Grande do Norte pelo programa de mobilidade acadêmica Nacional durante o segundo semestre de 2013.

Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2007) e mestrado (2011) e doutorado em RECURSOS HÍDRICOS EM SISTEMAS AGRÍCOLAS pela Universidade Federal de Lavras (2014) e licenciatura em Geografia (2022) pela Faculdade Única. Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de recursos hídricos e meio ambiente, saneamento ambiental, qualidade de água, tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Projetos em andamento: i) Aspectos Estratégicos da Sustentabilidade; ii) Avaliação da eficiência de banhados naturais e de sistemas construídos no pós - tratamento do chorume; iii) Avaliação e proteção dos recursos hídricos; iv) Fitorremediação; v) Diagnóstico e soluções alternativas de Saneamento e Saúde Ambiental; vi) Tratamento descentralizado de águas residuárias pela associação entre tanque séptico e wetlands; vii) Saúde pública e saneamento ambiental: soluções para o planejamento; viii) Insetos e Bioindicadores de solo e água: levantamento, identificação, flutuação populacional e ambiente SIG; ix) Simulação Hidrológica em pequenas bacias hidrográficas na região do Rio Verde; x) Simulação hidrológica e climática na região sul de Minas Gerais como função do uso do solo e mudanças climáticas, xi) Tratamento de água e águas residuárias. No contexto de ensino: i) Disciplinas Poluição Ambiental; Tratamento de resíduos sólidos, líquidos, gasosos e industriais, saneamento ambiental, para os cursos de engenharia ambiental e sanitária, Gestão de Resíduos Sólidos, Sistemas de Abastecimento de água e esgoto para o curso de Engenharia Cilvil, Silvicultura para o curso de agronomia da UninCor; ii) Docente integral no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (Saneamento ambiental experimental, Tratamento de efluentes líquidos, Princípios da Modelagem e controle da qualidade da água superficial). iii) Docente voluntária no IF Sul de Minas - Campus Muzambinho, no curso técnico de meio ambiente EAD na disciplina Tratamento de resíduos sólidos e líquidos. iv) Professora pesquisadora na UFMG, om a co-coordenação de grupo de estudo e projetos de extensão.

Claudiomir da Silva dos Santos, Instituto Federal Sul de Minas

Professor Titular do IFSULDEMINAS - Campus de Muzambinho.Técnico em Agropecuária pelo IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes, tenho graduação em Ciências Agrarias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Biologia pelo UNICLAR e Pedagogia pela UNINTER, Doutorado em Promoção da saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN, Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduado em Sistema de Gestão Ambiental, Educação para o Campo, Educação Ambiental, Auditoria e Pericia Ambiental, Vigilância em saúde Ambiental. Fui professor de graduação e pós-graduação na UVA e UECE - Ce. Atuo nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, com trabalhos publicados nestas áreas do conhecimento. Fui professor da UNINCOR e FACICA, nos cursos de Agronomia, Gestão ambiental, Biologia e Química. Em 2008 assumi o cargo de professor do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho em regime DE, atuando nos cursos Técnicos de Agropecuária, Meio Ambiente, Cafeicultura, Curso Superior de Agronomia, Líder do Grupo de Pesquisa Ciências Ambientais do CNPQ. Coordenador do Projeto Rondon IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, atualmente estou como Coordenador do Curso Técnico de Meio Ambiente do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, Membro do Fórum Mineiro de Combate ao Agrotóxico FMCA, Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica Mogi-Pardo CBH GD6, Membro da Comissão Organizadora do Simpósio de Hidrologia Médica, Águas Termais, Minerais e Naturais de Poços de Caldas, Membro do Comitê Cientifico da Rede de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima RIPEDRC e do Environmental Resilience Research and Science (IJERRS) e Presidente da Comissão Técnica do Congresso Nacional de Meio Ambiente. Professor e Membro do NDE do Curso Lato Sensu em Bioética do IFSULDEMINAS.

Alisson Souza de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Agronomia (2006), Mestre (2011) e Doutor (2014) em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Lavras. Pós-Doutorado pela mesma instituição (2014 - 2016) trabalhando com Análise de Tendências Climáticas na Precipitação e Temperatura do Ar. Atualmente é professor Visitante na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Araras em Monte Carmelo ? MG, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia I (Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartografia); Geomática I; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento e Desenho Técnico (Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartografia e Engenharia Agronômica). Foi docente na Universidade Vale do Rio Verde ? UNINCOR, Campus Três Corações - MG, onde atuou na Graduação com as disciplinas: Agrometeorologia e Climatologia; Irrigação e Drenagem; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento; Máquinas e Mecanização Agrícola; Física do Solo e Manejo e Conservação do Solo e da Água; Topografia; Topografia e Georreferenciamento; Topografia Instrumental (Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica; Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil EaD) e na Pós-graduação no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos nas disciplinas: Hidrologia Aplicada e Meteorologia no Contexto dos Recursos Hídricos. Também atuou como professor na Universidade José do Rosário Vellano ? UNIFENAS, Campus Alfenas, nas seguintes disciplinas: Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico (Curso de Graduação em Engenharia Civil); Sensoriamento Remoto e Máquinas e Mecanização Agrícola (Curso de Graduação em Engenharia Agronômica) e Geoprocessamento (Curso de Especialização). Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de Hidrologia e Impactos de Mudanças Climáticas. Atuei no Monitoramento Hidrológico de Bacias Hidrográficas com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, realizando Monitoramento Hidrometeorológico em Áreas de Recarga de Nascentes; Dados Climatológicos e Hidrométricos em importantes Bacias Hidrográficas do Alto Rio Grande. Possuo diversos trabalhos científicos e capítulos de livros publicados em periódicos e congressos relacionados às áreas de pesquisas citadas anteriormente. Experiências anteriores durante a graduação (Iniciação Científica) na área de Fitopatologia, com estudos sobre o Controle Biológico de Fitonematóides com a utilização de Bactéria Endofítica, Rizobactérias e Filtrados Bacterianos.

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>