Atividade de redutase do nitrato e ajustamento osmótico em plantas jovens de ucuúba
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0010Palavras-chave:
Ajustamento osmótico, Redutase do nitrato, Virola surinamensisResumo
A Virola surinamensis, conhecida como virola ou ucuúba, é uma espécie considerada tipicamente amazônica, cujo "habitat" são a várzea e os igapós, e que é conhecida por apresentar grande potencial econômico, vem sendo intensamente explorada nos últimos anos, culminando com a extinção de algumas populações, resultante do extrativismo seletivo. O objetivo desse estudo foi determinar a atividade da redutase do nitrato e os teores de algumas macromoleculas de plantas jovens de Virola surinamensis submetidas à aplicação de dois tratamentos hídricos (estresse/controle) e a reidratação. O experimento foi conduzido na casa de vegetação do Laboratório de Biotecnologia (BIOTEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Altamira, PA) no período de agosto à novembro de 2020. As plantas foram submetidas a dois tratamentos de regimes hídricos: irrigado (controle) e déficit hídrico, no qual a imposição do déficit hídrico foi obtida pela suspensão da irrigação por ciclos de 07 dias, durante 4 períodos, sendo o último de reidratação, assim distribuídos: Tempo 0 (zero dias de déficit hídrico), Tempo 1 (07 dias de déficit hídrico), Tempo 2 (14 dias de déficit hídrico) e Tempo 3 (Reidratação durante 07 dias), totalizando 21 dias de tratamentos. Durante o período do experimento as plantas no tratamento controle foram irrigadas diariamente para repor a água perdida pela evapotranspiração. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial (controle e déficit hídrico) totalizando 24 unidades experimentais. A suspensão da irrigação por 14 dias alterou o metabolismo das plantas jovens de ucuúba afetando diretamente na atividade da enzima redutase do nitrato e promovendo um ajustamento osmótico nas plantas com a deficiencia hídrica, causado pela diminuição do conteúdo relativo de água e dos aumentos nas concentrações de proteínas, aminoácidos solúveis totais, carboidratos solúveis totais e prolina, que foram revertidos após a reidratação, todavia não ocorrendo o mesmo com os teores dos pigmentos fotossintéticos estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.