Síntese do estado atual do conhecimento das formigas na Amazônia brasileira: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0015Palavras-chave:
Biodiversidade, Insetos, Indicadores taxonômicos, Floresta tropicalResumo
Diante da expansão do desmatamento na Amazônia e sua importância para o equilíbrio e manutenção das condições essenciais ao bem-estar humano, a pesquisa se faz necessária como base para a tomada de decisões quanto à preservação e recuperação dos ecossistemas amazônicos. Considerando a dificuldade de estudar toda a biodiversidade de um ecossistema, a pesquisa tem se concentrado em grupos-chave que podem fornecer informações ecológicas confiáveis e eficazes. Dentre as várias espécies existentes que são eficazes para tais estudos, as formigas merecem atenção especial devido à sua grande importância ecológica no desempenho de funções essenciais, além de serem sensíveis às mudanças ambientais. Para sintetizar as informações disponíveis na literatura, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica dos artigos publicados sobre formigas na Amazônia brasileira. Foram encontrados 177 artigos que abrangiam um período de 52 anos, com aumento significativo de publicações a partir da década de 2000. Visivelmente, houve um grande número de estudos baseados nos estados do Amazonas e Pará, principalmente no entorno das capitais, o que enfatiza a necessidade de ampliação significativa das áreas de coleta de pesquisas. A maioria dos artigos foi publicada na área de ecologia, principalmente no que diz respeito às interações ecológicas. Apesar dos avanços nos estudos com formigas amazônicas, ainda falta padronização quanto aos métodos de amostragem. Além disso, faltam estudos que abordem a diversidade funcional desse grupo, o que limita nosso entendimento sobre os serviços ecossistêmicos que estão sendo perdidos devido às atividades antrópicas nos ecossistemas naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.