Estudo etnobotânico do conhecimento e uso das plantas medicinais no município de Buriticupu, Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0028

Palavras-chave:

conhecimento tradicional, medicina popular, etnobiologia

Resumo

O uso das plantas para fins terapêuticos é uma prática tradicional muito difundida em diversas populações, com especificidades de cada região. Tal prática está presente desde os primórdios das civilizações, sendo o seu conhecimento repassado durante as gerações. Esta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento sobre plantas medicinais utilizadas pelos moradores da área urbana do município de Buriticupu-MA. Foram entrevistados 110 pessoas por meio de questionários semi-estruturados. Foram levantadas 82 espécies medicinais distribuídas em 43 famílias botânicas. As famílias Lamiaceae e Fabaceae foram as mais citadas e as espécies Hortelã (M. crispa), Capim-Santo (C. citratus), Erva-Cidreira, (H. atrorubens), Malva-do-Reino (M. sylvestris) e Folha Santa (K. pinnata) apresentaram maior número de citações, sendo que M. arvensis (vique) foi a única que obteve FRIPS com 100%.  As folhas (63%) foram a parte botânica mais usada nos preparos caseiros realizados predominantemente por decocção. Dentre as principais afecções tratadas por meio das plantas medicinais, as mais prevalentes foram infecciosas e parasitárias (30%), as doenças do sistema digestivo (15%) e sistema reprodutor feminino (15%). Os resultados das correlações entre o número de filhos e a idade estão positivamente ligados ao número de plantas citadas pelos informantes, enquanto que o número de plantas citadas é influenciado negativamente pela idade (p < 0,05). Este estudo confirma que os moradores da região urbana do município utilizam com frequência plantas medicinais como forma de tratamento para suas doenças mais comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisama de Melo Alencar, Instituto Federal do Maranhão

Possui ensino-medio-segundo-graupelo CENTRO EDUCACIONAL BETEL(2009). Tem experiência na área de Biologia Geral. 

Reinaldo Lucas Cajaiba, Instituto Federal do Maranhão

É Doutor em Ciências Ambientais (Ambiente e Desenvolvimento) com linha de pesquisa em Ecologia pela Univates. Possui graduação em Biologia (Bacharelado e Licenciatura), graduação em Química (Licenciatura). Mestrado em Engenharia do Ambiente (Utad, Portugal) e mestrado em Forest and Nature Conservation, com ênfase em Ecology (Wageningen University, Holanda). Fez estágio pós-doutoral na University of Michigan (EUA). Atualmente é bolsista do CNPQ na modalidade Pós-Doutorado Júnior. É professor efetivo de Biologia do Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu. Também é professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de insetos com ênfase em Coleópteros como bioindicadores da qualidade ambiental em diferentes usos do solo. Ultimamente tem desenvolvido trabalhos em modelação ecológica utilizando a Stochastic Dynamic Methodology (SDM) para prever a resposta dos grupos funcionais perante as alterações ambientais. É líder do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação, e pesquisador colaborador do LEA - Laboratory of Applied Ecology e do CITAB - Centre for the Research and Technology of Agro-Environment and Biological Sciences, da UTAD/ Portugal.

Jesuino da Silva Costa Martins, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2011). Mestre em Genética e Melhoramento da Universidade Federal do Piauí(2016), atuando na área de biologia molecular em estudo de diversidade genética em populações de abelhas africanizadas no estado do Piauí. É professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão, atuando principalmente no ensino de ciências biológicas na educação profissional técnica de nível médio e educação superior, na avaliação e orientação de projetos de iniciação científica, de extensão e trabalhos de conclusão de curso. É membro do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação (GPEC/IFMA).

http://lattes.cnpq.br/0872704726864852

Rogério Soares Cordeiro, Instituto Federal do Maranhão

Possui licenciatura e bacharelado em ciências biológicas (2001), mestrado (2010) e doutorado em Biotecnologia (2017), pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é professor EBTT - Biologia, do Instituto Federal do Maranhão - IFMA, onde faz parte do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação (GPEC), também faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências na Universidade Federal do ABC (UFABC - Campus Santo André - SP). Tem experiência, publicações e interesse em técnicas e métodos de ensino de Ciências Biológicas, pesquisas com Biodiversidade e suas relações com a Sistemática Filogenética e Evolução; análises do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares, livros didáticos, etnobiologia, educação em espaços não formais e formação de professores.

Elson Silva de Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Possui mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará, especialização em Ensino de Genética pela Universidade Estadual do Maranhão, especialização em Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. É professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão, atuando principalmente no ensino de ciências biológicas na educação profissional técnica de nível médio e educação superior, na avaliação e orientação de projetos de iniciação científica, de extensão e trabalhos de conclusão de curso. É membro do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação (GPEC/IFMA). Tem experiência e interesse nas áreas de ensino e aprendizagem de ciências e biologia com destaque para tópicos de morfologia e genética, educação ambiental e etnobiologia.

Vilson de Almeida Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca FIOCRUZ. Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Especialista em NUTRIÇÃO HUMANA E SAÚDE pela Universidade Federal de Lavras -MG (2009). Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental - Estácio. Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Maranhão (1998-2003). É Professor EBTT do Instituto Federal do Maranhão - Campus Buriticupu. Experiência em Biologia Celular, Histologia Animal, Embriologia, Zoologia de Invertebrados, Zoologia dos Vertebrados, Ecologia, Educação Ambiental, Microbiologia Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, Biologia da Conservação e Toxicologia Ambiental.

http://lattes.cnpq.br/1956408131769136

Downloads

Publicado

2019-11-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)