Previsão do produto interno bruto do estado de Mato Grosso em função da produção de soja, milho, caroço de algodão, e arroba do boi com o uso de redes neurais artificiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.001.0003

Palabras clave:

Previsão, Agronegócios, Inteligência Artificial

Resumen

A previsão do PIB facilita o processo de tomada de decisão relacionando os dados obtidos, como a destinação de recursos financeiros de MT em áreas de desenvolvimento e tributação, por exemplo. Tenta-se responder à questão do poder preditivo das Redes Neurais Artificiais (RNA) para explicar o PIB de MT em função das variáveis independentes, como a produção de soja, milho, caroço do algodão e abate de bois? Assim, o objetivo geral é estimar o PIB relativo à produção dessas quatro variáveis utilizando as RNAs. Com o específico objetivo de observar as correlações evoluídas entre essas variáveis quanto a produção de MT; construir, treinar e validar um modelo de RNAs com essas variáveis; utilizar o modelo construído e validado para realizar as previsões futuras. A relevância é a utilização dessa ferramenta de predição para poder prever o fluxo monetário que será demandado com o incremento da produção desses produtos, podendo planejar investimentos de curto e longo prazo. O artigo é classificado como exploratório descritivo, a série temporal em análise compreende o intervalo dos anos de 2000 a 2022. O software utilizado para construção da RNA é o SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - Statistical Package for the Social Sciences. O modelo RNA preditivo é capaz de explicar o comportamento do PIB de MT com base nas variáveis independentes descritas, além disso, o modelo fornece valores e observações satisfatórias para sua validação. Os modelos propostos e validados são utilizados para fazer previsões com confiança significativa utilizando dados hipotéticos para as variáveis independentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex Gabriel Ferreira Neves, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em contabeis pela Universidade Federal de Rondonópolis(2024).

João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Universidade Federal de Rondonópolis

Pós-Doutorado em Contabilidade e Finanças pela PUC-SP, Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP/MS, Mestrado em Citências Contábeis pela UFRJ, Especialista em Administração Financeira pela UFMT, Graduado em Ciências Contábeis pela UFMT. É Professor Associado da Universidade Federal de Rondonópolis, atuando na graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas e coordenando o MBA em Finanças e Controladoria. Realiza pesquisas sobre Análise Financeira das Empresas e Redes Neurais Artificiais. É autor de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Leticia Martins de Rezende, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Gestão Financeira pela Faculdade Educacional da Lapa (2023); Graduanda da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR, curso de ciências contábeis.

Publicado

2024-04-20

Artículos más leídos del mismo autor/a