Balanced scorecard em uma empresa do ramo de transporte revendedor retalhista
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0006Palavras-chave:
Balanced Scorecard-BSC, Ferramenta de gestão, Transportador Revendedor Retalhista-TRRResumo
A crescente necessidade de mudanças e inovações no mundo econômico resultou com que as organizações busquem cada vez mais diferentes formas de alcançarem melhor desempenho e destaque no mercado. O foco desta pesquisa é o Balanced Scorecard-BSC, uma ferramenta de gestão estratégica que permite à empresa a medição e o aumento de seu desempenho através de indicadores. O objetivo é propor para uma empresa do ramo de transportador revendedor retalhista-TRR um modelo de Balanced Scorecard, elaborado de acordo com sua estrutura organizacional. A metodologia enquadra-se como descritiva, estudo de caso e o método de abordagem foi dedutivo e qualitativa. Na fundamentação teórica discorreu-se sobre: planejamento estratégico, estratégia empresarial, modelo de Porter, o BSC e suas quatros perspectivas, mapas estratégicos e TRR. A coleta de dados foi realizada por meio de reuniões com os responsáveis pela empresa, através das quais foram fornecidas informações que proporcionaram a criação do modelo proposto. Diante da criação do modelo de BSC se verificou que os procedimentos necessários não diferem dos procedimentos ditados pelos criadores Kaplan e Norton, há necessidade de desenvolver a premissa da criação da missão, visão e valores, e posteriormente a estratégia empresarial e os indicadores sob o enfoque nas quatros perspectivas deste modelo.
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