Análise da relação entre indicadores de curto prazo e o valor das empresas do setor de energia elétrica utilizando modelo de redes neurais artificiais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.002.0002Palavras-chave:
Avaliação de Empresas, Indicadores Econômico-Financeiros, Q de Tobin, Rede Neural ArtificialResumo
Os indicadores financeiros apresentam tanto o desempenho passado da organização - quais foram os resultados do mês anterior, por exemplo - quanto permitem prever o futuro - com base no orçamento, qual será o resultado, por exemplo, no ano seguinte. Possibilidade de investir na relação entre valor do negócio e indicadores econômico-financeiros sem prática de curto prazo, utilizando técnicas de análise multivariada de dados. Este estudo tem por objetivo propor um modelo de Rede Neural Artificial no setor de energia elétrica aplicando os métodos de análises financeiras através da utilização dos indicadores financeiros-econômicos e o Q de Tobin. Pode-se verificar que os fluxos de caixa são atualizados por duas razões simples: primeiro, porque um dólar disponível hoje vale mais do que um dólar disponível amanhã e, segundo, porque um dólar com risco vale menos do que um dólar sem risco. Os testes de linearidade e comportamento residual também forneceram resultados que confirmaram a RNA construída, podendo-se concluir que existe relação entre o Q de Tobin e o índice econômico-financeiro e de ações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.