Aplicação de redes neurais artificias na análise financeira das empresas do setor de petróleo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0005Palavras-chave:
Redes neurais artificiais, Petróleo, Análise financeiraResumo
Com o crescimento da tecnologia da informação e inteligência artificial, uma série de novas tecnologias surgiram para facilitar a gestão empresarial dos setores econômicos, como é o caso da indústria petrolífera, que possui uma grande influência no crescimento econômico brasileiro. A matéria-prima possui um alto custo de extração e também é classificado como um insumo rara para ser encontrada na natureza. As redes neurais são importantes para aumentar a quantidade de petróleo extraída com maior segurança, não apenas para os colaboradores envolvidos no processo, mas também para o meio ambiente. Isso acontece porque a tecnologia, apesar de funcionar de maneira simples, quando acompanhada de uma análise estatística, é capaz de processar diversos dados, fomentando informações importantes para melhoras a exploração de petróleo. Ademais, diversos problemas ambientais são corroborados pela emissão do petróleo na atmosfera, inclusive, contribuindo para fenômenos como a acidificação dos oceanos e aquecimento global. Nesse contexto, essa pesquisa aborda sobre a aplicação das redes neurais artificiais na análise financeira das empresas do setor de petróleo no ano de 2018. O método de pesquisa utilizado foi descritivo e quantitativo para proporcionar validação científica a essa pesquisa. Apresenta-se as conclusões com os principais resultados obtidos nesse artigo, assim como algumas limitações do método aplicado e perspectivas de pesquisas futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.