A inteligência artificial e o setor agrícola nos últimos 20 anos: um estudo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0003Palavras-chave:
Desenvolvimento tecnológico, Agricultura, Scopus, VOSviewerResumo
O crescimento populacional tem sido ponto crucial para alavancar o desenvolvimento tecnológico no setor agrícola, visto que se tornou necessário produzir alimentos em maior quantidade e em curto período de tempo. Por esse motivo, o presente trabalho buscou analisar e quantificar no período de 20 anos (2002 a 2021) uma das tecnologias que está conseguindo conquistar espaço no desenvolvimento tecnológico do setor agrícola, a Inteligência Artificial (IA). Para tal finalidade, foi utilizada a plataforma de busca Scopus. A plataforma permite que a busca seja filtrada com base no assunto e intervalo de tempo, dessa forma, buscou-se trabalhos que fizeram uso das técnicas de IA, com enfoque ao aprendizado de máquina e o aprendizado profundo. A quantificação do uso do tema em questão no setor agrícola ocorreu com base nas publicações ao decorrer dos 20 anos analisados. Além disso, o software VOSviewer foi utilizado para criar mapas de redes, identificando os países, órgãos de fomento e autores que apresentavam maior interesse no tema em questão. Com as análises realizadas, acredita-se que foi fornecido uma percepção sobre o tema, o quanto a área de estudo já evoluiu e o quanto ainda pode evoluir. Esta evolução também se dará com a expansão dessas tecnologias, compreendendo o uso dessas tecnologias em diversas culturas agrícolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.